Caixa Econômica PIS

Caixa Econômica PIS

Caixa Econômica PIS

Sobre a Caixa Econômica PIS

O PIS – ou Programa de Integração Social – é um número de registro que todo trabalhador com carteira assinada possui. Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o PIS é uma garantia do trabalhador, porque este benefício corrobora a integração entre o funcionário e a o progresso da empresa em que ele trabalha.

Ao fazer a carteira de trabalho, todo cidadão recebe o número do PIS, que aparece já na primeira folha da carteira. É através deste número de inscrição que o indivíduo pode consultar e sacar diversos benefícios sociais e também é o PIS que viabiliza uma melhor distribuição salarial em todo o país, já que tem, entre seus objetivos, a função de integrar o funcionário no dia—a-dia da empresa.

Como se Cadastrar e Documentação

Qualquer trabalhador tem direito ao PIS. Para conseguir fazer o registro, é necessário ir até uma agência da Caixa ou preencher o Documento de Cadastramento do Trabalho, disponível no site do banco. Assim, o trabalhador recebe um cartão com o número de inscrição do PIS e através deste registro é possível consultar e sacar benefícios, como o FGTS e o seguro-desemprego.

Para fazer o saque de algum benefício, o cidadão precisa apresentar alguns documentos. São eles documento de identificação, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira funcional, identidade militar, carteira de identidade para estrangeiros, passaporte e CTPS.

Para alguns casos especiais, também é necessário apresentar documentos que comprovem dependência, aposentadoria, invalidez permanente/reforma militar, transferência para reserva, idade, morte do trabalhador, AIDS, neoplasia maligna, benefício para portadores de necessidades especiais e determinação judicial.

Calendário de Pagamentos PIS

Todo trabalhador que possui o número do PIS tem direito ao pagamento do abono salarial e rendimentos do PIS. Para isso, ele precisa ter a carteira de trabalho há, pelo menos, cinco anos e ter trabalhado no mínimo 1 mês no ano anterior. (Confira também sobre o PIS PASEP)

O calendário de pagamentos do PIS é feito de um ano para outro. Por exemplo: o exercício é 2010/2011, o que significa que os pagamentos começam a ser realizados em agosto de 2010 e terminam de ser pagos em junho de 2011.

A data final para recebimento, geralmente, é o dia 30 de junho, mas o início (que acontece no ano anterior) varia conforme o mês de nascimento. Assim, os nascidos em julho recebem no começo de agosto e os nascidos em junho receberão no final de novembro (lembrando que os nascidos em agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio recebem entre este período).

O calendário de pagamentos pode ser conferido no site da Caixa Econômica. O trabalhador que tiver direito ao valor, mas não for receber no prazo estabelecido perde o direito de recebê-lo naquele ano.

GD Star Rating
loading...
Caixa Econômica PIS, Nota: 3.3 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados