Caesium: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Caesium: como funciona e onde baixar

Atualmente, as imagens têm tanta (ou até mais) importância do que os textos na internet. Com a popularização da internet banda larga e das câmeras digitais mais avançadas, praticamente qualquer pessoa pode tirar fotos em alta resolução para compartilhar com os amigos. O grande problema, em alguns casos, é o tamanho das imagens. Muitas fotografias em HD podem ter um tamanho próximo dos dez megabytes, o que dificulta o envio por email ou a postagem em redes sociais. Para solucionar este problema, a maioria dos usuários recorre ao redimensionamento da imagem em softwares de edição. O problema é que, muitas vezes, a redução do tamanho vem acompanhada de uma perda considerável de qualidade.

Para solucionar este problema, não há opção melhor no momento do que o software Caesium, que consegue equilibrar o tamanho de um arquivo e a qualidade da imagem. Com o programa temos a possibilidade de diminuir em até 90% o tamanho de um arquivo, sem que a imagem tenha uma perda visível de qualidade.

Como funciona o Caesium

Caesium: como funciona e onde baixar Conheça Caesium: como funciona e onde baixar

Caesium tem como diferencial a utilização de um sistema de compressão próprio, que impressiona por sua eficiência. Os recursos do programa são bem fáceis de serem utilizados. Basta adicionar uma imagem e selecionar o nível de redução desejado. É importante ressaltar, antes de qualquer coisa, que a boa utilização do Caesium depende também do bom senso dos usuários. Não espere que uma imagem de 10 megabytes mantenha sua qualidade se for reduzida para um megabyte apenas. Para reduzir o tamanho dos arquivos, o software obviamente mexerá na resolução das fotografias. Sua vantagem, entretanto, é a de manter a maior fidelidade possível.

Caesium: como funciona

Níveis de redução

Com o Caesium, os usuários podem determinar um nível máximo de redução da qualidade da imagem. Recomendamos que este valor não seja superior a 50%, pois as perdas a partir daí ficam muito mais visíveis. Em alguns testes realizados, o software demonstrou toda sua capacidade de compactação: algumas imagens tiveram sua qualidade reduzida em 50%, o que apresentou pouquíssimas mudanças visuais perceptíveis. Contudo, em relação ao tamanho do arquivo, houve uma alteração profunda, diminuindo 90% do tamanho original.

Caesim - onde baixar

Onde baixar o Caesium

O Caesium pode ser encontrado na página de seu desenvolvedor, ou em sites como Baixaki e Superdownloads. O arquivo de instalação é bem leve, com pouco mais de 15 megabytes. O mesmo vale para a execução do software, que ocupa pouca memória do computador, não necessitando de máquinas potentes para sua utilização.

O que é caesium

Recomendações

O Caesium é um programa com funções bem específicas. Por isso, o software não oferece outros recursos, como a aplicação de filtros ou efeitos. Como falamos anteriormente, a perda de qualidade das imagens não costuma ser visível, a não ser que o usuário exija níveis muito altos de redução. Ainda assim, recomendamos a utilização do programa apenas se houver necessidade de redução no tamanho dos arquivos, para utilização em sites, blogs, redes sociais ou envio por email. Se as imagens não estão ocupando muito espaço no disco rígido, o ideal é mantê-las em seu formato original.

Pesquisar
Artigos Relacionados