Bzip2 Linux e Windows

links patrocinados

Bzip2 Linux e Windows

Bzip2 Linux e Windows

“Muito fácil de usar!” “Ótimo e bem útil!” Não precisa ser nenhum expert em internet para usar o programa. Fiz o download e foi bem rápido”. Esses são alguns dos comentários dos usuários do programa Bzip2. Depois de tanto elogio, resta se informar mais e fazer o download, não é mesmo?

O programa

O Bzip2 atua como compactador/descompactador de arquivos. O principal diferencial dele é que ele consegue compactar bem mais do que os concorrentes, como o Gzip e o Rar. Segundo os criadores, ele pode resultar em um ganho de dez até quinze por centro em relação aos concorrentes.

O importante é que ele é fácil de usar. Muitas pessoas fazem o download e se surpreendem com a rapidez e a utilidade do Bzip2. Mesmo que você não tenha proximidade com esse tipo de programa, faça o download e teste, sem compromisso.
Para Linux

Se o seu computador trabalha com o sistema Linux, não se desespere: O Bzip2 pode ser adaptado sim. Basta você procurar por ele na internet. No site Baixaqui, tem um que pode ser carregado. Sem cadastro e sem ter que pagar nada. Não é ótimo?

O programa é executado em modo texto. Sabe qual é o segredo dele? Os algoritmo. Quanto melhor o algoritmo, melhor o resultado do processo. O interessante é que além de tudo isso ele ainda consegue resolver erros que possam existir em arquivos que foram formados com defeitos.

Para Windows

No Superdownloads você também acha o compactador/descompactador para ser usado em Windows. A promessa é de compactação duas vezes mais rápido e descompactação seis vezes mais rápido do que os concorrentes. Só baixando para conferir.

Funcionando em linha de comando, ele não tem interface gráfica. O download pode ser feito em vários sites da internet. Os dois que você viu aqui nesse artigo são apenas sugestões.

Bzip2

O projeto do bzip2 começou a ser desenvolvido em 1996, mas se popularizou apenas no ano 2000. O bzip é muito conhecido por ser um software compactador de arquivos, mas o nome também diz respeito ao algoritmo utilizado por este software para realizar a compressão.

Como funciona a compressão de dados

Comprimir dados se tornou uma atividade muito comum para os usuários de computadores graças ao crescimento do compartilhamento de arquivos na Internet. A compressão reduz o tamanho do arquivo, agilizando o processo de envio e recepção.

Mesmo com o aumento da velocidade da Internet, a comrpessão de arquivos continua muito popular. Isso se dá em boa parte porque, além de comprimir, a compressão também pode ser utilizada para organização. Uma pasta com 10 arquivos, por exemplo, pode se transformar em apenas um arquivo.

A compressão trabalha com uma redução do número de bytes utilizados para representar um arquivo. Uma sequência como, por exemplo, AAAAAA, ocupa seis bytes. Quando compactada, ela passa a ser representada pela sequência 6A, que ocupa apenas dois bytes. Quando o usuário recebe o arquivo, ele realiza a descompactação através de softwares específicos, como o bzip2, para que o arquivo se torne novamente executável.

O programa

O software bzip2 funciona com o Windows, mas não é tão popular entre os usuários deste sistema operacional, que fazem mais uso do Winzip e do Winrar. Quem se utiliza muito do bzip2 são os proprietários do sistema Linux.

Os principais softwares que utilizam o algoritmo bzip2 são o 7Zip, TugZip, PowerArchiver e iZar. Todos são gratuitos e necessários para a descompactação de um arquivo criado através do bzip2.

Se você não possui nenhum destes programas e precisa compactar ou descompactar um arquivo através do bzip2, basta acessar as principais páginas de download do Brasil, como Baixaki e Superdownloads, e procurar por algum deles. Após a instalação, basta utilizar a linha de comando “$ bzip2 –z” para criar um arquivo bzip2 ou “$ bzip2 –d” para realizar uma descompactação.

Pesquisar
Artigos Relacionados