BZ2 Windows

links patrocinados

bz2 windows

BZ2 Windows

Sobre o BZ2 Windows

BZ2 ou BZIP2, é um algorítimo e um software compactador de arquivos, que são utilizados nos sistemas operacionais de computadores como o windows e linux. Quem o desenvolveu foi Julian Seward, onde começou a trabalhar neste projeto no ano de 1996.

O programa, entretanto, só veio a ser popular no mundo dos computadores no ano de 2000. Uma de suas especifidades é a sua licença ser livre e de código aberto, podendo inclusive ser trabalhada em cima do próprio soft para ser mais bem desenvolvida.

Microsoft Corporation

A Microsoft Corporation é uma empresa multinacional dos Estados Unidos da América que trabalha no ramo de tecnologia e informática. Ela foi fundada no ano de 1975, no dia 4 de abril, por dois americanos, Bill Gates e Paul Allen.

Bill Gates e Paul Allen

Bill Gates é considerado o homem mais rico do mundo, com fortuna estimada segundo a revista americana Forbes, em US$ 56 bilhões de dólares. Já Paul Allen, o menos conhecido, porém não tão menos pobre, é considerado o 9º homem mais rico do planeta, com sua fortuna estimada também segundo a mesma revista em US$ 19 bilhões de dólares.

Breve história da Microsoft

A empresa Microsoft começou quando Bill Gates resolveu deixar a prestigiada universidade de Havard, onde frequentava os cursos de Matemática e Direito, para se dedicar a nova empresa que estava fundando, que inicialmente chamava-se Micro-soft, que por sua vez derivam-se das palavras microcomputer e software.

O primeiro produto que a empresa lançou foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Mas seu primeiro grande trabalho para a empresa foi quando conseguiram fazer um contrato não exclusivo com a gigante IBM para desenvolver um sistema operacional. Assim a empresa de Bill Gates entra de vez no mercado de computadores.

Microsoft Windows

A Microsoft Windows é um sistema operacional criado pela empresa Microsoft Corporation para operar em máquinas de computadores. Antes desta versão, a empresa utilizava um sistema operacional rudimentar, chamado de MS-DOS.

Existem várias versões do sistema operacional Windows. Um divisor de águas é o Windows 95, que fora muito questionável devido à sua instabilidade frente a outros sistemas. Entretanto a empresa consegue um número grande de consumidores devido aos contratos que consegue com as empresas fabricantes de computadores para vender junto seu produto para o consumidor final.

BZ2 Descompactar BZ2 Descompactar

Sobre o BZ2 Descompactar

A compactação de arquivos é essencial para o compartilhamento na Internet, auxiliando na redução do tamanho dos arquivos e em sua organização. Desta forma, é possível reunir vários arquivos em um só, descompactado após o download.

Esta compressão é realizada através da redução do número de bytes que representam um dado. Isso se dá com a eliminação da redundância. Por exemplo, uma sequência de informações como “AAAAAA” é escrita, através da compactação, como simplesmente “6A”. Neste caso, seis bits são compactados em apenas dois.

O processo é aplicado a imagens, músicas, vídeos, qualquer tipo de arquivo que não ultrapasse o limite suportado pelo software que realiza a compressão. Os mais populares são Winzip e Winrar, mas ambos são softwares pagos. Pensando em uma solução com código livre, gratuita, Julian Seward criou o Bzip2, ou Bz2.

O que é o Bz2

O Bz2 é um sistema de compactação de arquivos e um software. Seu sistema de compressão é considerado duas vezes mais rápido que a média de outros algoritmos, e seis vezes mais rápido na descompactação.

Apesar de ser compatível com Windows, seus principais usuários são os utilizadores do sistema Linux, que trabalha, principalmente, com linhas de comando para executar suas tarefas. O código livre e a não utilização de patentes por parte do Bzip2 é uma das principais características que agradam aos usuários do Linux.

Descompactando arquivos Bz2

Para realizar a descompactação dos arquivos no Linux, é necessário instalar um dos seguintes softwares: 7Zip, IceOWS, PowerArchiver, iZar ou TugZip. Se você ainda não possui um deles, basta procurá-los nos principais sites de download da Internet.

Em seguida, basta utilizar a linah de comando “$ bzip2 -d arquivo.bz2”, onde “arquivo” será substituído pelo nome do arquivo que você deseja descompactar. Para criar um pacote .bz2, a linha de comando utilizada é “$ bzip2 -z arquivo”. Existem vários outros comandou avançados, que não serão necessários a usuários ocasionais. Para uma lista completa de funções, acesse o site do Bzip2.

Pesquisar
Artigos Relacionados