Buscador Baidu: como funciona

links patrocinados

Buscador Baidu: como funciona

Se no Brasil sempre abrimos o Google ao nos conectarmos à internet, os chineses fazem o mesmo com o buscador Baidu. A página é o terceiro principal motor de busca do planeta e, no país de sua origem, supera até mesmo Yahoo e Google. O site foi criado em 2000 e, hoje, como seus concorrentes, não se limita apenas a uma página de buscas, oferecendo também dezenas de outros serviços. A Baidu Baike (Enciclopédia Baidu), por exemplo, é maior do que todas as wikipedias nacionais existentes, exceto a norte-americana.

Surgimento do buscador Baidu

Buscador Baidu: como funciona Buscador Baidu: como funciona - saiba mais

Quando foi criado, no início do século, o buscador Baidu era uma página para procura de arquivos no formato mp3, além de oferecer um ranking de músicas mais baixadas na página. Este serviço ainda é oferecido, mas podemos encontrar muitos outros. Em novembro de 2013, o buscador Baidu já estava disponível em vários outros países, anunciando, inclusive, sua chegada ao Brasil.

Buscador Baidu

Buscador Baidu no Brasil

Para chamar a atenção do público brasileiro, o buscador Baidu chegou por aqui oferecendo serviços gratuitos para internet, computadores, smartphones e tablets. Por enquanto, sua principal atração, o buscador em si, ainda não está disponível para o público brasileiro. Isso porque, de acordo com a empresa, o motor de buscas para o país ainda está passando por alguns testes. Contudo, há uma previsão de lançamento para o começo de 2014.

No Brasil, o Baidu chega oferecendo programas gratuitos como o PC Faster, que promete aumentar a velocidade dos computadores após uma análise de arquivos desnecessários do sistema, além de um antivírus próprio, o site Hao 123 – portal que agrega conteúdos de diversas outras páginas – e o Spark, navegador próprio da Baidu. Neste primeiro momento, estão sendo oferecidos também aplicativos gratuitos para smartphones. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber os serviços do Baidu totalmente traduzidos.

Como funciona

Desafios

Os executivos da Baidu sabem da dificuldade em se conquistar o público brasileiro. Por aqui, os produtos chineses em geral costumam receber uma classificação pejorativa. A classificação, geralmente, é atribuída a produtos e serviços de qualidade inferior.

De acordo com Yan Di, que dirige o Baidu no Brasil, a empresa chega por aqui com o objetivo de mudar esta imagem. O primeiro passo, portanto, é convencer os usuários das novas possibilidades trazidas por seus serviços.

Conheça o Buscador Baidu: como funciona

Mercado

Na China, o buscador Baidu é utilizado por mais de 80% dos internautas. No Brasil, este é o número aproximado de acessos no Google (82,75%). O Bing, da Microsoft, detém 4,48% do mercado nacional. Para conquistar uma fatia do mercado brasileiro, o Baidu seguirá investindo em novos produtos e serviços para o país. A empresa já possui vários sites em português, como o Hao 123. Os softwares oferecidos pelo buscador Baidu já estão disponíveis em sites especializados em downloads.

Em valores absolutos de mercado, o Baidu é, atualmente, avaliado em mais de U$55 bilhões. Somente em 2012, seu lucro superou a marca de U$3,5 bilhões, o que dá uma dimensão do crescimento da empresa.

Pesquisar
Artigos Relacionados