Bom Senso FC: o que é e quem participa

links patrocinados

Bom Senso FC: o que é e quem participa

Em 2013, um grupo de atletas do futebol brasileiro começou a chamar a atenção dos torcedores e da mídia, através de um grupo batizado de Bom Senso FC. O grupo rapidamente conquistou o respaldo dos torcedores brasileiros, devido às suas propostas para modernizar o futebol nacional através de uma série de medidas radicais. O grupo se tornou bastante conhecido nacionalmente após a realização de uma série de pequenos protestos em uma rodada do Brasileirão, quando as equipes mostraram faixas e fizeram uma paralisação nos segundos iniciais das partidas.

Confira mais

Bom Senso FC: o que é e quem participa Bom Senso FC

Embora tenha ficado mais conhecido em novembro de 2013, o Bom Senso FC começou a tomar forma nos primeiros meses do ano, tendo como representantes ilustres atletas como Alex, Edu Dracena, Rogério Ceni, Paulo André e muitos outros. Mais de setenta atletas assinaram um documento do Bom Senso FC, que solicita mudanças no calendário do futebol nacional e em algumas políticas financeiras do esporte.

Bom Senso FC: o que é

Reivindicações

A reivindicação do Bom Senso FC que mais tem entrado em evidência é a adequação do calendário do futebol brasileiro, aproximando-o do europeu. Desta forma, as equipes teriam um período maior de pré-temporada – época de preparação para o início do calendário. Com a mudança no calendário, os jogadores também teriam direito a trinta dias de férias, o que não acontece atualmente. Em 2013, por exemplo, o Atlético-MG, que disputa o Mundial de Clubes, terá menos de uma semana entre o início das férias e o começo da preparação para a temporada de 2014.

Outra mudança profunda reivindicada pelo Bom Senso FC é a administração da “saúde financeira” dos clubes. Desta forma, equipes que não cumprem com suas obrigações financeiras, atrasando pagamentos ou contratando atletas com um preço superior ao que podem pagar, poderiam até ser excluídas de competições. Esta é uma política adotada no Campeonato Alemão, e elogiada mundialmente. No Brasil, a grande maioria dos grandes clubes tem dívidas milionárias, parceladas em mais de dez anos.

Bom Senso FC:  quem participa

Calendário

Embora saiba da urgência em se alterar o calendário do futebol nacional, o Bom Senso FC admite que estas mudanças não devem ocorrer ainda em 2014. O principal motivo é a realização da Copa do Mundo no Brasil, período no qual todas as competições ficarão paralisadas por cerca de trinta dias. Desta forma, o calendário ficará ainda mais apertado, o que inviabilizará mudanças em curto prazo.

Entretanto, o Bom Senso FC já deixou claro que espera mudanças para 2015. Recentemente, alguns integrantes do movimento se reuniram com dirigentes da CBF, na busca por um consenso. A Confederação Brasileira de Futebol já declarou estar aberta às negociações com o grupo, embora tenha sugerido punições aos atletas que realizassem protestos no Brasileirão.

Bom Senso FC: o que é e quem participa - saiba mais

Mais informações

No momento, a intenção do Bom Senso FC é buscar o apoio de um número maior de atletas brasileiros, principalmente aqueles que atuam no exterior. Neymar, o grande ídolo brasileiro do momento, ainda não emitiu nenhuma opinião sobre o grupo. O zagueiro Thiago Silva, capitão da Seleção Brasileira, é m dos jogadores que tem mantido contato constante com os jogadores do Bom Senso FC.

Pesquisar