Bol Chat

links patrocinados

Bol Chat

Bol Chat

O Brasil Online (então abreviado para BOL) é um portal da internet que oferece diferentes tipos de serviços, em muitos casos gratuitos, para os usuários da rede.

É uma das primeiras grandes marcas de conteúdo para a web no Brasil, tendo seu nome inspirado no America Online (AOL), pioneira na internet nos Estados Unidos, surgiu em 1985 e desde 2001 teve seu império fundido com a Warner.

A BOL, por sua vez, foi fundada em 1994. Já em 1995 fechou negócio com o Grupo Abril, servindo como provedora de conteúdo para a empresa. O site da BOL na época oferecia como principais serviços o e-mail gratuito, notícias online, chat e o VilaBOL (possibilidade de criar um endereço de hospedagem próprio, hospedado pela empresa).

O Vila seria o primeiro passo para que os usuários opinassem sobre diversos assuntos (como hoje temos os blogs), além de criar enquetes. Além disso, foi uma das formas iniciais de encontrar pessoas com os mesmos interesses, que atualmente é reproduzido por diferentes redes sociais com temáticas variadas (como música, fotografia, vídeos, etc).

Concorrência

Em 1996, o concorrente do BOL, Universo Online (UOL), que é da Folha de S. Paulo, resolveu juntar forças com o Grupo Abril. Assim, o BOL foi absorvido pelo UOL, embora ambos tenham endereços e características diferentes. As duas empresas se tornaram, juntas, o maior portal de notícias e serviços para a internet em língua portuguesa.

A concorrência da BOL com outras marcas ocorria principalmente na disputa de usuários pelo e-mail, como Zipmail e Base Mail. No ano 2000, entretanto, a Brasil Online já possuía mais de dois milhões de pessoas registradas com endereço no site, se tornando a mais popular da época. A empresa também tentou entrar no ramo de provedor grátis para a internet, mas abandonou a ideia poucos meses depois.

O estouro da internet e o interesse das pessoas na época pode ser visto através do crescimento do Internet Group (IG), o principal provedor de internet discada grátis no Brasil, que se popularizou em 2001. Atualmente, também presta serviços de notícia, e-mail, entre outros. Em 2004, foi comprada pela Brasil Telecom, hoje propriedade da Oi Comunicações.

Chat Bol

Além do e-mail, o chat foi o serviço mais utilizado no começo da era da internet. Com a possibilidade de falar com pessoas desconhecidas ou não, de qualquer lugar do Brasil (ou do mundo), a curiosidade começou a se espalhar. O chat BOL é dividido em categorias de interesse (amizade, encontro casual) ou excludentes (proibido menores de dezoito anos) desde o início do serviço. Isso não significa, entretanto, que todas as pessoas que participam da sala realmente estejam afirmando a verdade.

Atualmente, o BOL oferece mais de setecentas salas de bate papo, variando entre três mil e dez mil usuários, dependendo da hora consultada. Esses números, apesar de significativos, não chegam perto do ápice da internet discada e das salas com número de participantes fixo. Além disso, redes e serviços como o MSN Messenger, Google Talk, Facebook, Twitter e afins acabaram diminuindo a interação com estranhos e fortalecendo a com familiares, amigos e conhecidos

Fotos

Confira Fotos da Bol Chat:

Bol ChatBol Chat
O Bol foi incorporado ao UolO Bol foi incorporado ao Uol
Chat do BolChat do Bol

Pesquisar
Artigos Relacionados