Blogs Gratuitos

links patrocinados

Blogs Gratuitos

Blogs Gratuitos

O termo “blog” é uma contração das palavras “web” e “log”, algo como um “diário da web”. E, de fato, os blogs funcionaram quase que exclusivamente como diários pessoais durante seus primeiros anos de existência.

Atualmente, entretanto, existem blogs sobre os mais diversos assuntos, especializados ou não. Alguns deles chegam a se tornar verdadeiras referências em suas áreas de atuação. Isso, claro, não significa que os diários pessoais tenham deixado de existir.

Embora este formato tenha perdido espaço para as redes sociais, ainda é muito comum a utilização de um blog para falar sobre coisas do cotidiano.

Sites para criar blogs gratuitos

Os primeiros blogs foram criados em 1997. De lá pra cá, centenas de serviços de hospedagem e criação de blogs foram surgindo.

O que sao Blogs

Embora existam serviços pagos, que geralmente oferecem recursos mais profissionais, a grande maioria dos blogs é criada em plataformas gratuitas, que também oferecem uma série de ferramentas de personalização.

Há anos, o Blogger é o principal serviço gratuito para hospedagem de blogs. Sua interface e utilização de recursos são extremamente simples. Por isso, esta é a melhor opção para iniciantes, que nunca criaram blogs gratuitos antes. Em segundo lugar na preferência dos usuários está o WordPress. Sua utilização também é bastante prática, mas o site também disponibiliza configurações avançadas, sendo muito utilizado por usuários intermediários.

Como começar seu blog gratuito

Para que serve um Blog

Por se tratarem de veículos bastante flexíveis, os blogs gratuitos não exigem um planejamento muito rigoroso para serem criados. Contudo, quem deseja levar seu blog a sério deve estar atento a alguns elementos. Um dos principais é a definição do assunto, antes mesmo da criação do blog. Se a intenção é conquistar leitores desconhecidos, é muito importante também que seja definida uma periodicidade – ou seja, a frequência com que novos conteúdos serão postados. Embora este fator não precise ser seguido à risca, um blog que passa muito tempo sem novas atualizações está fadado a ser esquecido.

Após este planejamento inicial, está na hora de criar seu blog gratuito. Os especialistas recomendam que, antes de iniciar a divulgação, o administrador do site poste pelo menos dez textos. Um blog vazio pode dar a sensação de que foi abandonado, mesmo que os visitantes vejam que a página foi criada recentemente.

Dicas

Como ter um Blog

Outras atitudes simples podem contribuir para o sucesso de um blog. Os elementos visuais, por exemplo, podem ser vistos como algo secundário. Entretanto, um blog bem produzido traz uma sensação maior de credibilidade. As centenas de recursos disponíveis podem induzir o administrador do blog a utilizar elementos demais em sua página, tornando o carregamento pesado e a leitura difícil. Neste caso, a simplicidade pode funcionar a favor do dono da página.

Tutoriais avançados

Após alguns meses na ativa, é comum que os donos de blogs queiram inserir novidades em suas páginas. Se este é o seu caso, é possível aprender muito mais sobre os recursos de um blog em sites especializados no tema, como Ferramentas Blog e Mundo Blogger. Os tutoriais auxiliam, por exemplo, na otimização de textos e utilização da linguagem CSS.

Como criar um Blog Sites para criar Blogs Gratuitos

Pesquisar
Artigos Relacionados