BFW Brasil

links patrocinados

BFW Brasil

BFW Brasil

Sobre o BFW Brasil

Por mais que existem programas alternativos aos vendidos pelas empresas que tem maior poder no mercado, de nada adianta a presença daqueles caso não seja divulgados para o público. No caso dos programas para computadores, o único sistema operacional não é o da Microsoft. O Windows é uma das opções que podem ser compradas, mas também podemos encontrar sistemas gratuitos.

Divulgação do sistema

Dentre as opções dos sistemas operacionais gratuitos, o mais popular é o Linux. Normalmente, ele é o escolhido para ser instalado em computadores de instituições governamentais, pois não exige a compra de diversos discos de instalação para cada computador e, automaticamente, não incentiva a pirataria.

Projeto vinculado ao Linux, o Brasil FW – Firewall and Reuter foi criado com a intenção de ser uma pequena distribuição do sistema operacional. O Brasil FW veio depois do Coyote Linux, originalmente criado por Joshua Jackson. A primeira versão foi desativada em agosto de 2005.

A adoção do título como Brasil FW foi feita por uma dupla brasileira que decidiu dar continuidade ao Coyote Linux, mas com um nome que representasse melhor a origem dos novos desenvolvedores. No começo, o Brasil FW foi projetado para ser transportada em disquete, com pouquíssimas exigências de processamento.

Comunicação interna

Conforme a tecnologia foi se desenvolvendo e os programas para computadores se tornaram mais complexos, o disquete deixou de ser adequado e passou a ser necessário usar o Brasil FW a partir do disco rígido. Atualmente, a versão adequada para ser usada pelos internautas é a 2.3.10. Ainda assim, existem outras que estão em desenvolvimento.

Justamente por estar em constante evolução, o Brasil FW precisou disponibilizar um espaço de conversas entre os usuários do seu produto. Assim, ao entrar no site oficial do programa, o primeiro link publicado mostra como ali é uma página para permitir a publicação de dúvidas e respostas entre usuários.

Para aqueles que nunca entraram no fórum no Brasil FW, vale a pena ler o link que diz: “Importante – aos novatos e visitantes”. Assim, o internauta se prepara antes de participar da comunidade e não comete nenhuma gafe que poderia ter sido evitada.

BFW Downloads

BFW Downloads

Sobre o BFW Downloads

Cada vez mais tem se tornado comum encontrar os mais diversos utilitários para computador disponíveis gratuitamente na internet. Da mesma maneira como o próprio Windows está disponível ilegalmente em alguns lugares para ser instalado sem a versão original, outros sistemas operacionais que são de fato gratuitos também podem ser encontrados.

Portal alternativo

No Brasil, um site que usa a internet para divulgar o sistema operacional Linux, desenvolvido em código livre, é o Brasil FW – Firewall and Router. Assim, a dupla brasileira que é responsável pelo gerenciamento do portal tenta tornar mais acessível o contato com esse sistema, que não dá dor de cabeça ao pedir chaves de acesso, de autorização, ou qualquer coisa do tipo.

A princípio, o programa viabilizado pelo Brasil FW era leve o suficiente para ser transportado via disquete. Com o desenvolvimento da tecnologia, dos computadores, e da própria internet, hoje, o mesmo programa não cabe mais nesse acessório e precisa ser usado diretamente pelo disco rígido.

Ainda assim, o portal Brasil FW deixa publicado o link que permite fazer o download dos arquivos que são divulgados por ele. Desse modo, ao mesmo tempo em que um usuário do Brasil FW confere as últimas notícias do portal, ele também pode procurar pela versão mais recente do arquivo que precisa.

Informativo oficial

Para facilitar ainda mais a comunicação com os internautas que estão constantemente conectados ao site, o Brasil FW criou a sua própria newsletter para divulgar as novidades. A ideia de começar a publicação surgiu de uma dupla de visitantes do site e agora acontece regularmente.

O internauta pode optar por assinar a newsletter, sendo que assim o recebimento passa a ser automático, sem a necessidade de procurar pelo novo conteúdo. Aqueles que ainda não conhecem o sistema podem acessar a página com o tutorial que explica como se tornar um assinante da newsletter.

Assim, uma vez recebendo as notícias, os usuários dos programas do Brasil FW ficam sabendo com antecedência logo quando existe uma nova versão disponível para download. Além disso, o portal mantém informado sobre atualizações das versões já existentes, mas que podem melhorar o desempenho do programa.

Pesquisar
Artigos Relacionados