Batepapo

links patrocinados

Batepapo

Batepapo

O bate papo, também conhecido popularmente como chat, é como se define na internet qualquer forma de comunicação através da rede que seja instantânea (ou seja, a mensagem chega assim que é mandada para o destinatário, outro usuário do bate papo em questão). Existem diferentes tipos de ferramentas de bate papo, sendo que alguns exemplos são programas utilizados (como o MSN Messenger, o ICQ, o Aol Instant Messaging – AIM –, o Google Talk – Gtalk –, bem como o Yahoo Messenger) ou então os que são diretamente através do navegador ou de uma rede social (Facebook, Orkut, Chatroulette, Omegle).

Cada um deles possui um diferencial – alguns se resumem a contatos da sua lista de emails, como é o caso do Yahoo, AOL, gTalk e MSN Messenger, outros da sua rede social, como no caso do Facebook e Orkut. Entretanto, há um grande crescimento de redes com uma temática específica – o Chatroulette ocorre através apenas de pessoas estranhas (numa navegação tipo shuffle) e pela webcam. O Omegle conta com o mesmo recurso de pessoas aleatórias, mas só se resume ao chat de digitação.

Outra forma de bate papo muito popular principalmente quando é uma pessoa próxima se dá através do uso do Skype, que revolucionou a telefonia internacional com pacotes extremamente baratos e ainda oferece ligações e vídeo chats gratuitamente para quem tem conta no programa. Nesse caso, a compreensão da conversa depende exclusivamente da conexão de rede de ambos os usuários, bem como o sobrecarregamento da mesma. Atualmente também é possível conversar com várias pessoas (as chamadas conferências), seja através apenas de texto, áudio ou ainda áudio e imagem (vídeo).

Mais informações

Devido ao conhecimento desses programas ou sites afetarem a produtividade durante o período de trabalho, muitas empresas acabam bloqueando qualquer acesso aos bate papos. A boa notícia é que em casos de urgência e afins, bem como o próprio contato com um cliente, é possível usar sites alternativos que transferem a sua lista de contatos para a página dependendo apenas do seu login e senha (como é o caso do Meebo, do eBuddy, entre muitos outros).

A criação e implementação dos bate papos alterou definitivamente o modo como conversamos e interagimos, não apenas na rede, mas também ao vivo. Hábitos como o uso de gírias hoje são influenciados pelo que vemos de linguagem na internet (é o caso de expressões e memes). Além disso, preferimos em muitos casos fazer perguntas e combinar encontros através da internet ao invés de ligarmos para as pessoas. Tudo isso são consequências da vontade de ficar em casa, do conforto das conversas online (embora não substituam o contato físico ou a conversa verbal ao vivo).

O bate papo e as redes sociais, portanto, facilitam a nossa vida na hora de organizar ou definir encontros com várias pessoas. Outro benefício é que essa interação é gratuita (dependendo apenas do pagamento da conta de banda larga ou internet). O bate papo evoluiu, portanto, de algo quase que recriminado na época do mIRC e afins, sendo rotulado inclusive de um hábito nerd, para uma atividade extremamente popular e utilizada por grande parte da população.

Fotos

Confira Fotos do Batepapo:

BatepapoBatepapo
O bate papo da UOL é o mais famoso da internetO bate papo da UOL é o mais famoso da internet
Convidados do bate papo UOLConvidados do bate papo UOL

Pesquisar
Artigos Relacionados