Aumentar Memória Virtual

links patrocinados

Aumentar Memória Virtual

Aumentar Memória Virtual

A memória virtual é um sistema que utiliza a memória principal como uma cache, ou seja, um dispositivo na área de computação que serve para se ter acesso rápido e que serve como um intermediador entre um dispositivo cuja função é o armazenamento e um operador de um processo.
Através da memória virtual, essa cache funciona como armazenamento secundário. A memória virtual na área de computação existe por dois objetivos – possibilitar o compartilhamento da memória de forma segura e rápida entre diversos programas e também poder extinguir quaisquer tipos de problemas e transtornos referentes à programação de uma quantidade considerada limitada na memória principal.

Funções da memória virtual

A memória virtual é estruturada por recursos de software e hardware que, ao todo, possui três tipos de funções – a paginação ou troca (também conhecida como paging ou swapping, é uma das funções mais conhecidas. Ela é que permite que determinada aplicação possa usar mais memória além daquele que existe fisicamente; a proteção (função que impede que um tipo de processo use um endereço de memória que não seja próprio); e a realocação (essa função assegura que todos os tipos de processos possuam os seus próprios espaços de endereços. Esses espaços começar em zero).

Todas essas funções podem ser simplificadas pelo fato de um programador ou até mesmo uma pessoa usuária ver um espaço de endereçamento virtual que possa ser menor, maior e até mesmo igual à memória física existente. Essa memória física é a chamada DRAM, que significa Dynamic Random Acess Memory.

Sobre a paginação para as pessoas que são iniciantes

Para aquelas pessoas que estão com uma quantidade de memória RAM considerada baixa, a paginação pode ser bastante eficaz. Isso porque, a paginação permite que todos os programas usem o tamanho que desejarem como um tipo de memória RAM virtual.

Entretanto, quando a memória do programa for maior com a memória física existente no sistema, somente aquelas partes que são mais usadas do programa ficarão na memória, sendo que o resto ficará guardado no disco rígido. Devido ao fato de que o disco rígido é um tipo de hardware considerado mais devagar do que a memória RAM, a memória virtual que será utilizada não vai ser igual como seu o usuário estivesse utilizando uma memória RAM normal pertencente ao sistema do seu computador. A memória virtual é melhor quando é utilizada em um computador que não possui a normal.

Como aumentar a memória virtual

Como já dito, a memória virtual é muito mais lenta que a memória RAM. Dessa forma, aqueles que desejam aumentar a memória virtual devem saber que isso significa aumentar o HD, o que não trará melhoras significativas em termos de desempenho. Sendo assim, o ideal é aumentar a memória física do computador.

Fotos

Aumentar memória virtualAumentar memória virtual
Memória RAMMemória RAM
Você pode aumentar a memória virtual do seu computadorVocê pode aumentar a memória virtual do seu computador

Pesquisar
Artigos Relacionados