Atualização Azbox

Atualização Azbox

Atualização Azbox

Sobre a Atualização Azbox

O aparelho Azbox é, sem dúvidas, uma tentação para quem gosta de assistir a bons programas de televisão. No entanto, seu uso depende de atualizações constantes e é motivo de polêmicas em torno da sua legalidade.

Sobre o Azbox

O Azbox é um aparelho decodificador de sinal digital fabricado pela OpenSat. Ligado à antena apropriada, capta, de forma gratuita, mais de 300 canais de TV via satélite. O aparelho é comercializado em diversas cidades brasileiras, principalmente por vendedores ambulantes, que o compram de lojas no Paraguai. O equipamento também pode ser comprado através de sites na internet.

Apesar da “vantagem” de assistir canais pagos de graça, o aparelho é difícil de manusear porque demanda atualizações praticamente de 15 em 15 dias. Isso acontece porque o Satélite Amazonas, do qual o aparelho capta os sinais, está sempre alterando seus protocolos e mudando a codificação do sinal para, justamente, coibir essa prática.

Quando acontece o “apagão”, momento em que o aparelho não consegue codificar os novos comandos do satélite, uma equipe de “piratas” começa seu trabalho de entender os novos códigos.

Depois de aproximadamente 12 horas, a equipe chega às configurações necessárias e libera uma atualização que faz o aparelho funcionar novamente. Acontece que esses apagões podem durar muito mais ou muito menos. Um deles, por exemplo, chegou a durar um mês.

Legal ou ilegal?

Quem defende o uso do aparelho diz que se o sinal “entra” ou “passa” pela sua casa, você tem o direito de usar. No entanto, o argumento é fraco, pois a antena é que capta o sinal do Satélite Amazonas.

Segundo representantes de empresas de TV por assinatura, o aparelho pirateia o sinal, o que o torna ilegal. Apesar de um primeiro momento em que os clientes deixaram seus planos de TV por assinatura, muitos estão voltando por conta do incômodo dos apagões e de ter que atualizar o aparelho toda hora.

Algumas TVs por assinatura já estão desenvolvendo tecnologias que tornarão essa pirataria impossível. Enquanto isso não acontece, é bom advertir que a compra do aparelho fora do país sem nota fiscal, por si só, é ilegal. Já a Anatel reforça outro problema: ele não é regulamentado pela agência e, assim, não pode ser usado no Brasil.

GD Star Rating
loading...
Atualização Azbox, Nota: 4.6 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados