Assistência Técnica Gradiente

links patrocinados

Assistência Técnica Gradiente

Assistência Técnica Gradiente

A IGB Eletrônica ou Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), também conhecida como Gradiente, é uma empresa nacional de tecnologia e produtos eletro eletrônicos que foi fundada em 1964, na cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro de Pinheiros. Teve sua popularidade aumentada, juntamente com o número de vendas, devido a alguns fatores da época, como a proibição de importação de produtos eletrônicos (com o intuito justamente de valorizar a economia nacional), juntamente com políticas econômicas conhecidas como o Milagre Econômico e os incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus, com corte de impostos e impulsos para áreas de produção tecnológica e da informação.

Embora já tenha tido uma renda líquida de meio milhão de reais, a Gradiente passou por uma crise a partir do ano de 2007, influenciada pelo aumento da competição de mercado, além dos gastos com a compra da marca Philco, que embora seja uma marca de referência mundial criada em 1892 nos Estados Unidos, no Brasil não possui uma influência tão grande. Em 2005 foi comprada pela Gradiente por sessenta milhões de reais. Foi vendida dois anos depois para a Britânia Eletrodomésticos por pouco mais que vinte milhões – um baque que afetou a economia da Gradiente, que já disputava o mercado de TVs com marcas coreanas e mais baratas, como a LG e a Samsung.

Ascensão

Na época em que estava em ascensão, a Gradiente comprou algumas marcas, como a Polyvox, que foi criada pela própria Gradiente e desde os anos oitenta foi sumindo para evitar a concorrência e afetar os lucros da marca original. Em 1989, a Telefunken, marca alemã, também foi adquirida pela empresa, que inicia a produção própria de televisores no Brasil. Desde 1983 até 2003 a Gradiente também foi referência em vídeo games, sendo no início revendedora de modelos como o Atari 2600 e com licença oficial. Posteriormente, foi a revendedora oficial do Nintendo, juntamente com a marca Estrela, em uma nova empresa, a Playtronic.

Nos anos noventa, entrou no mercado de videocassetes e filmadoras, tendo apoio da marca JVC, que forneceu tecnologias para esses produtos, bem como para tape decks, toca discos, entre outros. Outras fábricas famosas que apoiaram a Gradiente foram: Pioneer (com toca CDs e rádios de automóveis), a Yamaha (com CD players em geral) e a Funai (especializada em vídeo cassetes).

Crise

Em 2007, anunciou os problemas financeiros e valores de dívidas que estava enfrentando, lançando um plano de reestruturação no ano seguinte que envolveria o fechamento temporário da empresa. A família Staub, fundadora da empresa, lança uma nova marca, a HAG, que compra a Gradiente e deve iniciar a pagar suas dívidas a partir do segundo semestre de 2013. A Gradiente, por sua vez, deve voltar às lojas no final de 2012. Lançou uma grande campanha através da internet sob o slogan de Nova Gradiente, tentando se aproximar de antigos e novos clientes em redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube, por enquanto apenas fazendo postagens em um blog oficial com próximas novidades e lançamentos da marca.

Fotos

Assistência técnica GradienteAssistência técnica Gradiente
Produtos GradienteProdutos Gradiente
GradienteGradiente

Pesquisar
Artigos Relacionados