As melhores universidades públicas do Paraná

links patrocinados

Melhores universidades públicas do Paraná

O ensino no Paraná

O Paraná é um estado com boa educação se considerarmos os níveis socioeconômicos do estado. Possui várias universidades e faculdades de grande importância no cenário nacional e forma diversos profissionais em várias áreas para o Brasil. O estado é um dos que mais oferece cursos de graduação e pós-graduação no país, além de cursos de mestrado, doutorado, entre outros.

É um erro comum pensar que as principais e mais importantes instituições de ensino se encontram apenas na capital. Para quem vai ao interior do estado é possível encontrar várias universidades e faculdades, inclusive melhores que as da capital, mesmo as que são de administração privada.

Diferenças entre faculdade e universidade

Melhores universidades públicas do Paraná Conheça as melhores universidades públicas do Paraná

Para falar das melhores universidades públicas do Paraná é necessário falar primeiramente sobre as diferenças entre faculdades e universidades. Isso porque há muitas faculdades no estado que são consideradas ótimas em suas áreas de atuação, porém, por não serem universidades não entram na lista.

Faculdade é uma instituição com poucos cursos. Para ser considerada uma universidade deve possuir um corpo docente (professores) com alta escolaridade. Além disso, há certos cursos que devem ser ofertados para que a instituição deixe de ser apenas uma faculdade. A universidade oferta muito mais cursos e possui programas de pesquisa e extensão, além de ofertar cursos de mestrado, doutorado e MBA.

Saiba os melhores universidades públicas do Paraná

Melhores universidades públicas do Paraná: capital

Dentre as dez primeiras melhores universidades públicas do Paraná apenas duas estão localizadas na capital Curitiba: a UFPR – Universidade Federal do Paraná – e a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ambas oferecem diversos cursos das mais variadas áreas, sendo que a segunda tem maior inclinação para cursos da área tecnológica e mecânica.

Já a UFPR é famosa por atrair estudantes de todo o estado e até de outras regiões do Brasil por ser referência em várias áreas. Um diferencial da universidade federal é que ela possui um hospital, o Hospital das Clínicas, que é considerado referência em âmbito de saúde no Brasil. Além disso, o corpo docente da universidade vem sendo aperfeiçoado e encorpado com a chegada de novos professores com diploma de doutorado.

Melhores universidades públicas do Paraná - saiba mais

Melhores universidades públicas do Paraná: interior

Entre as dez melhores universidades públicas do Paraná, a maioria se encontra em cidades do interior. São instituições menores do que a UFPR, por exemplo, mas que possuem várias facilidades, contribuem com a sociedade ao seu redor, formam profissionais exemplares e possuem instalações dignas de primeiro mundo.

As melhores desta lista são a UEM (Universidade Estadual de Maringá), a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a Unioeste e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa. Isso só para falar de algumas destas instituições. Todas elas também possuem estudantes de outras partes do estado, inclusive de estudantes da capital que preferem ir até estas cidades menores, pois a concorrência é igualmente menor.

Melhores universidades públicas do Paraná - saiba mais

Um ensino bom, mas que tem muito a melhorar

A educação no estado é de boa qualidade, porém ainda há muito que fazer para tornar o estado do Paraná uma potência nesta área. Além disso, há algumas dificuldades que são nacionais e que o estado apenas compartilha. Faltam investimentos na área de pesquisa e extensão, mas este problema deverá ser resolvido com o tempo.
Que nos próximos anos, as melhores universidades públicas do Paraná continuem a melhorar cada vez mais. Isso só traz benefícios aos estudantes e à população em geral.

Pesquisar
Artigos Relacionados