Armazenamento em nuvem: O que é e como utilizar

links patrocinados

Armazenamento em nuvem: O que é e como utilizar

Armazenamento em nuvem: O que é e como utilizar

Você já ouviu falar do armazenamento em nuvem? Esse conceito surgiu para facilitar ainda mais a vida dos usuários principalmente aqueles que utilizam programas para estudo ou para trabalhos. Com esse tipo de armazenamento o usuário não precisa ter em sua máquina o determinado programa que precisa utilizar, pois o arquivo fica armazenado fora da máquina do usuário. Esse serviço é dividido em duas classes, armazenamento de dados e processamento de dados. A origem do nome armazenamento em nuvem ou ‘computação em nuvem’ é inglesa ‘cloud computing’, e significa utilizar a memória e a capacidade para armazenar e calcular dos servidores e computadores, que estiverem conectados um ao outro através da Internet. Com o armazenamento em nuvem é possível acessar os arquivos com serviços que são utilizados mundialmente, sem precisar instalar programas ou armazenar.

Como funciona o Processamento de Dados

No processamento de dados você pode fazer a edição de planilhas, textos, apresentações, gráficos e tabelas além de outros documentos que você precise editar, tudo sem que o programa necessário para a edição esteja instalado no computador que está utilizando.

A única coisa que você vai precisar é de acesso a internet e do navegador. Além disso nesta categoria você pode usar várias tipos de aplicativos sem pagar nada, como o Google Apps entre outros serviços do Google que são gratuitos. O usuário poderá também fazer edições no mesmo documento no computador que tem em casa, no computador que tem trabalho ou no colégio e até mesmo no aparelho celular, sem necessitar dos dispositivos com pen drives ou CDs. Ainda assim essa categoria de armazenamento em nuvem não é a mais utilizada.

Armazenamento de dados

Armazenamento de dados

Esta categoria , a preferida dos usuários funciona da seguinte forma. Ao receber um e-mail ao invés de baixa-lo para o seu computador você faz a leitura do mesmo na própria internet.
Serviços como o Gmail e a Yahoo já oferecem essa possibilidade, e o Hotmail também deu início a esse serviço.

Como Funciona o Armazenamento em Nuvem

No armazenamento em nuvem, você pode armazenar todos os tipos de arquivos eletrônicos, desde vídeos, fotos, apresentação de slides, textos, planilhas, músicas, figuras, programas, etc.

Porém para utilizar o serviço, é preciso que o usuário tenha uma conta credenciada em um dos servidores para enviar o arquivo que deseja. Ou seja, primeiro identifique se o servidor armazena o modelo de arquivo a ser salvo por você, esteja atento também se o servidor suporta o tipo de armazenamento que você vai usar. Atenção os tipos de arquivos e as formas e envio variam conforme os serviços que cada servidor oferece.

Nuvens de armazenamento

Cuidados

Ao utilizar esse tipo de armazenamento você precisa garantir a segurança do computador que está usando, para isso esteja atento se a máquina possuí antivírus e mantenha-o atualizado. Porém hoje em dia existem empresas que oferecem serviços de segurança, são eles: Compliance, Segurança e Privacidade.

Além disso, esteja atento também aos programas que dispõem do serviço de armazenamento em nuvem, pois não todos. Na sua maioria o serviço são gratuitos, porém existem os pacotes pagos. Entre os mais seguros e de confiança estão: iCloud, GoogleDocs, Youtube, Amazon S3, FilesAnywhere, DropBox e SugarSync.

Armazenamento em nuvem Softwares de armazenamento

Armazenamento em nuvem: O que é e como utilizar

Confira um vídeo sobre o armazenamento em nuvem:

Pesquisar
Artigos Relacionados