Aquecimento Global no Brasil

links patrocinados

Aquecimento Global no Brasil

Aquecimento Global no Brasil

Nos últimos anos questões relacionadas ao aquecimento global, que consiste no aumento da temperatura do planeta, estão sendo discutidas cada vez mais. O aquecimento da Terra vem mudando muitas paisagens em todo o mundo, além de mudanças climáticas que vem sendo apontadas como desafios para todos os países, incluindo o Brasil.

Com essa nova configuração do clima e a iminência constante de que o meio ambiente estaria cada vez mais ameaçado, caso as atitudes de toda a população não comecem a mudar, motivou o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações com o objetivo de diminuir o aquecimento global e assim garantir uma vida saudável e a preservação de todas as espécies em todo o mundo.

Conseqüências

O aumento das temperaturas da terra leva ao desequilíbrio da quantidade de chuva e do tempo de seca, causando prejuízos, mas as espécies existentes ainda conseguem se adaptar a mudança que até hoje levou a um aumento de dois graus na temperatura do planeta. Mas se a temperatura chegar a cinco graus de elevação, as conseqüências podem ser drásticas ocasionando no fim de plantas, e com isso prejudicar a agricultura e a pecuária, sem contar que muitas cidades do litoral seriam inundadas e os furacões se tornariam uma ameaça freqüente em todo o planeta.

O aquecimento

Toda essa mudança é decorrente de uma alteração que acontece na atmosfera do planeta, onde vários gases, entre eles o gás carbônico, fazem a regulagem de quanto o calor do Sol deve ser absorvido pela Terra, sendo que a realização de queimadas das florestas e também de combustíveis fósseis, lançam na atmosfera quantidades enormes desses gases que, em grande proporção, têm causado muitos danos e colaborado para que a temperatura da Terra se elevasse.

Essa mudança é considerável, pois em 1905 a quantidade de indústrias era menor a temperatura girava em torno de 13 graus. Atualmente, esse valor está em 14 graus, sendo que a estimativa é que chegue aos 19.

Brasil

Se o aumento da temperatura da Terra continuar, o Brasil sofrerá grandes conseqüências como já apontam vários estudos realizados, e agora se atua para diminuir ou minimizar essas conseqüências.

Um desses efeitos é o aumento do nível do mar, que deve mudar muitas paisagens brasileiras, sendo que grande parte deve ficar submersa. Isso se deve ao derretimento de geleiras localizadas na Groenlândia e na Antártida, pois pesquisas apontam que há rachaduras no gelo que podem levar ao desmoronamento em grandes proporções que pode fazer com que o nível do mar se eleve em até 12 metros.

Outra conseqüência do aquecimento global para o Brasil está no fato de que passaria a acontecer eventos como furacões e ciclones, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Um exemplo disso foi em 2004 quando um furacão, denominado de Catarina, atingiu a região Sul, causando inúmeros estragos.

Floresta Amazônica

Se a temperatura na região Amazônica aumentar em cinco graus, a chance de a floresta Amazônica desaparecer é grande, ainda mais quando a previsão dos especialistas é a temperatura aumente em oito graus. Esse aumento de temperatura traz períodos de estiagem maiores, o que diminui a umidade comum na floresta o que possibilita que as queimadas atinjam com mais facilidade essa região e a destruição de parte da Amazônia também gera um desequilíbrio no clima do restante do país.

Fotos

Aquecimento global no BrasilAquecimento global no Brasil
O aquecimento global é causado por diversos fatoresO aquecimento global é causado por diversos fatores
Um dos fatores é a emissão exagerada de poluentes no arUm dos fatores é a emissão exagerada de poluentes no ar

Pesquisar
Artigos Relacionados