Resumo Aquecimento Global

links patrocinados

Resumo Aquecimento Global

Resumo Aquecimento Global

Sobre o Resumo Aquecimento Global

O Aquecimento Global é um problema ambiental que ocorre em quase todo o Planeta. Basicamente consiste no aquecimento da temperatura média dos oceanos e do ar da superfície. O resultado disso são variações climáticas em todo o seu seguimento, regiões com um certo clima começa a sofrer variações de temperatura, clima, etc.

O grande vilão desse problema ambiental é em toda parte o próprio homem. O aumento da temperatura começou a ser questionado apenas na metade do século XX. Foram feitos estudos e comprovaram que a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento exagerado dos meios ambientes resulta em uma forte modificação da temperatura, consequentemente variando todo o clima da Terra.

Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ocorrido em 2007, a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 ºC durante o último século.

Ainda modelos climáticos feitos pelo IPCC indicam que temperaturas quase que certo aumentaram daqui a quase cem anos. Entre 1990 e 2100 poderá aumentar entre 1,1 e 6,4 ºC. Com efeito espera-se que o aquecimento provoque o aumento no nível do mar por mais de um milênio, mesmo se o homem consiga estabilizar a concentração de gases estufa.

Causa do Efeito Estufa

A principal causa do aquecimento global é o famoso efeito estufa. Cientistas acreditam que o aumento de concentração de poluentes na atmosfera é a causa do efeito estufa. O Sol manda radiação para Terra. Em contrapartida a Terra devolve grande parte da radiação através da radiação de calor. Quando ocorre de a atmosfera está com muitos poluentes acabam que acumulando o calor que a Terra devolveria para o espaço, ficando o calor dentro da atmosfera da Terra.

Em detrimento disso, um dos principais efeitos é o derretimento das calotas polares. Começou em meados do século XX que começou um processo de desgelamento nos pólos. Dados de Satélites mostram que desde 1960, 10% da área congelada sumiu da Terra.

Conseqüências

As conseqüências podem ser variadas. Desde o aumento do nível dos oceanos com o derretimento das calotas polares ocasionando o desaparecimento de muitas cidades litorâneas. O crescimento e surgimento de desertos, pois com o aumento da temperatura ocasiona a morte de várias espécies de vegetais e animais, desequilibrando vários ecossistemas.

 

Aquecimento Global e Efeito Estufa no Mundo

Aquecimento Global e Efeito Estufa no Mundo

Sobre o Aquecimento Global

Aquecimento global é um efeito climático que começou a ocorrer, principalmente, a partir da Primeira Revolução Industrial. Em detrimento disto, ocorre um evento natural na Terra, o Efeito Estufa, onde somados os dois acontecimentos provocam variações climáticas, devastes e muitas catástrofes ao planeta.

A Europa nos últimos anos tem sido castigada pelo calor absurdo de até 40 graus centígrados enquanto aqui no Brasil ciclones nunca registrados assolam a costa sul e sudeste do país. Desertos ficam mais desertos enquanto as calotas polares com menos gelo. Tudo isso, fruto do aquecimento global e o efeito estufa, é o que dizem os pesquisadores.

De acordo com eles, o clima do planeta está a cada ano aumentando devido a emissões de gases poluentes. Esses gases, onde principalmente são derivados do petróleo, são os principais responsáveis. O efeito estufa é o responsável pelo aquecimento do planeta, visto que os gases ficam na atmosfera absorvendo a radiação infravermelha do sol, agindo propriamente como uma estufa na superfície, não deixando o calor se dispersar.

Responsáveis pelo aquecimento global

O homem é o principal causador desses vários acontecimentos e resultados. A devastação do meio ambiente é literalmente o principal causador do aquecimento global. Vários fatores corroboram para esta ação. A poluição do ar descontrolada através da emissão de gases poluentes; o desmatamento principalmente de áreas verdes, o aumento das cidades, todos esses são fatores preponderantes para o causador final.

Embora o aquecimento global ocorra paulatinamente em detrimento do efeito estufa, principalmente em grandes centros urbanos, já é possível ver em outros meios. O desgelo, o aumento de desertos, o aumento dos níveis de água do mar, entre outros, são os mais visíveis. Ainda o aumento gradual da temperatura do Planeta engloba os acontecimentos mais perceptíveis.

Conseqüências do efeito estufa

As conseqüências disso tudo podem ser devastadores para a população da Terra. Com o aumento dos oceanos, por exemplo, cidades costeiras pode simplesmente deixar de existir. O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, fazendo com que ecossistemas desequilibrem e correndo risco de acabarem.

Ainda aumento de furacões e ciclones, ondas de calor em regiões até então não acostumadas com o calor intenso. Vários são as conseqüências que podem acarretar com o aquecimento global. As propostas da redução de agressão ao meio ambiente também são muitas, porém sem muita eficiência.

GD Star Rating
loading...
Resumo Aquecimento Global, Nota: 4.5 de 5 com 188 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados