Anatel 0800

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Anatel 0800

A Agência Nacional das Telecomunicações – Anatel é uma autarquia do Governo Federal brasileiro que controla, regulamenta e fiscaliza as atividades das empresas de telefonia e telecomunicações em nosso país. Ela é uma agência que precisa estar o tempo todo fiscalizando e analisando o trabalho destas empresas para que elas cumpram as leis do setor para não prejudicar os consumidores. É importante ressaltar que a Anatel não tem caráter de proteção ao consumidor. O papel da Anatel, assim como o das demais agências reguladoras brasileiras (Aneel, Anac, Antt, entre outras), é verificar se as leis estão sendo cumpridas e, caso não estejam, aplicar punições às empresas. Estas punições podem ser financeiras ou na forma de bloqueio de serviços.

O 0800 da Anatel

Mesmo que a Anatel não tenha caráter de proteção ao consumidor, todo cliente de alguma empresa ligada a Anatel pode fazer reclamações na agência para ter suas necessidades atendidas. Há algum tempo atrás, para contatar a Anatel pelo telefone era preciso ligar num número 0800, como em outras empresas que possuem ouvidoria ou SAC. No entanto, para facilitar a vida das pessoas que precisam reclamar dos serviços das empresas, a Anatel resolveu mudar o número.
Hoje, para quem deseja fazer uma reclamação na Anatel pelo 0800, é preciso ligar no número 1331 ou no número 1332. Esta segunda opção está disponível para deficientes auditivos. Qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil pode ligar neste telefone. O horário para atendimento do 0800 Anatel é de segunda a sexta-feira, apenas em dias úteis, das 8h da manhã até às 20h.

Como reclamar no 0800 da Anatel

A própria Anatel traz orientações para o consumidor que se sentir prejudicado por sua empresa de telefonia ou de telecomunicações. A Anatel orienta que os consumidores busquem primeiramente a empresa para tentar resolver o problema. Caso a empresa não solucione o problema, a pessoa deve anotar o número do protocolo de atendimento e, só então, reclamar no 0800 da Anatel.
A Anatel irá pedir uma resposta da empresa e a própria empresa deverá entrar em contato com você para resolver o problema. Caso isso não ocorra ou caso a resposta da empresa não esteja de acordo com o que você espera, você pode reiterar a reclamação e ai é a Anatel quem irá punir e corrigir a empresa.

Outras utilidades do 0800 da Anatel

As pessoas estão tão acostumadas a registrar reclamações que esquecem as demais funções que o 0800 da Anatel possui. É possível registrar um elogio ou sugestão sobre alguma empresa ou serviço. Caso você perceba que algum crime está sendo cometido ou alguma lei esteja sendo violada pela empresa, você poderá registrar uma denúncia na Anatel. Lembre-se que você terá de anotar sempre o número do protocolo de atendimento da Anatel para poder acompanhar quaisquer processos que abra na instituição.

Como a Anatel utiliza os dados que recebe

Por mais que a Anatel não vá obrigar a empresa a te indenizar ou a resolver o seu problema, ela utiliza os dados para formar relatórios e rankings das empresas de telecomunicações e telefonia. Isso significa que, mesmo que você reclame na Anatel, a empresa pode não resolver o seu problema. Para resolvê-lo nestes casos, você terá de recorrer a órgãos de defesa e proteção ao consumidor.
Os dados gerados a partir de reclamações, sugestões, elogios e denúncias no 0800 da Anatel serão utilizados para dar mais informações sobre as empresas para a população. Assim, ao precisar escolher os serviços de uma ou outra empresa de telecomunicações, o indivíduo terá onde consultar informações sobre tais empresa para poder comparar a qualidade de seus serviços.

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