Agendamento Eletrônico Previdência Social INSS

links patrocinados

Agendamento Eletrônico Previdência Social INSS

Agendamento Eletrônico Previdência Social INSS

Sobre o Agendamento INSS

Por conta de certas eventualidades da vida, o momento em que o trabalhador precisa deixar o seu cargo pode ser demorado ou acontecer antes do esperado. Quando isso acontece, a renda que ele recebia não pode simplesmente ser excluída do seu orçamento mensal. Todo o planejamento para depois da saída do mercado de trabalho tem que levar em conta a continuidade do valor do salário.

Agilidade no atendimento

Pensando nessa necessidade que a população do país precisa, o Brasil tem o órgão da Previdência Social para garantir que ex-trabalhadores possam continuar contando com a renda mensal. Porém, a desvinculação do trabalho não acontece somente em casos de idade avançada, sendo que existem outros casos para receber a renda da previdência.

Para verificar a possibilidade de receber a renda da Previdência Social a pessoa beneficiada pode fazer o agendamento eletrônico para o atendimento que garantirá a efetivação de tal recebimento.

Como cada caso pode exigir documentação diferenciada das pessoas envolvidas, o usuário do serviço pode verificar na internet quais os documentos necessário para conseguir completar o procedimento. No site oficial da Previdência Social, vinculado ao do próprio Governo Federal, estão publicadas todas as informações a respeito dos detalhes sobre o processo.

Recebimento do benefício

De modo geral, qualquer circunstância exige alguns documentos básicos. Entre eles estão incluídos o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou PIS PASEP. Para quem quer fazer o agendamento do benefício assistencial o documento necessário é o CPF. Aliado a esses, dados pessoais como número de telefone para contato (fixo e móvel), nome da pessoa do contato, e o nome e o NIT do trabalhador em questão.

Caso o agendamento do atendimento seja feito para o recebimento de pensão, é obrigatório apresentar o NIT da pessoa falecida. Com o agendamento é possível receber serviços como a aposentadoria, auxílio reclusão, benefício assistencial, certidão de tempo de contribuição, pecúlio, pensão por morte, salário maternidade, entre outros.

Alguns requerimentos podem ser obtidos diretamente pela internet, sem a necessidade de fazer o agendamento prévio na Previdência Social. Para verificar quais são estes, acesse o site oficial do órgão e tenha acesso às condições de cada serviço.

 

Previdencia social

Previdencia social

A Previdência Social consiste em um seguro social que é garantido aos trabalhadores que contribuem com a instituição. Assim, o trabalhador fica respaldado pela Previdência caso alguma coisa aconteça que o impeça de desenvolver suas atividades laborativas. Ela é uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus contribuintes.

A renda que é transferida pela Previdência Social é usada para substituir a renda do trabalhador que contribui em caso de perda da capacidade de trabalho, seja por diversos motivos, como idade avançada, doença, invalidez, desemprego involuntário, morte, reclusão ou maternidade.

Administração

A Previdência Social é uma instituição administrada pelo Ministério da Previdência Social e as políticas formuladas para essa área são executadas pela autarquia federal chamada Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os trabalhadores que recolhem as Contribuições Previdenciárias para o Fundo da Previdência tem direito ao seguro em caso de algum problema que o impeça de trabalhar.

Os servidores públicos brasileiros são uma categoria a parte da Previdência Social, pois possuem sistemas previdenciários próprios. Então se você é funcionário público informem-se quais são os órgãos que o respaldam em caso de problemas pessoais que o prejudiquem no trabalho.

Se você é funcionário de instituições privadas, além de contribuir com a Previdência Social, pode também optar por planos de previdência complementar, popularmente chamada de previdência privada. Assim, o trabalhador paga, além do seguro obrigatório, um valor adicional que lhe garante alguns benefícios a mais.

Princípios e diretrizes

A Previdência Social, enquanto forma organizada, obedece alguns princípios e diretrizes. Algumas delas são: preservação do valor real dos benefícios; previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional (previdência privada); universalidade de participação nos planos previdenciários, para aqueles que contribuem.

Ainda fazem parte das diretrizes e princípios o cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição, corrigidos monetariamente e o valor da renda mensal dos benefícios, substituindo o salário de contribuição ou do rendimento do trabalho segurado, desde que não seja inferior ao salário-mínimo.

Se você precisa do seguro da Previdência Social vá até o INSS da sua cidade e se informe sobre os procedimentos necessários para dar entrada no pedido.

 

Pesquisar