AFTB

links patrocinados

AFTB

AFTB

Reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, a organização sem fins lucrativos AFTB (Associação Frutos da Terra Brasil), tem em todas as suas ações foco na responsabilidade social.

História

A AFTB foi fundada em 2007, com o objetivo de trabalhar voltada para o desenvolvimento econômico e social, focando no combate ao déficit habitacional no Brasil, objetivando a inclusão social e a busca do direito constitucional de moradia para todo cidadão. Ela realiza esses projetos ao viabilizar crédito imobiliário com isenção de juros, financiados em até 30 anos sem a necessidade de comprovação ou renda.

Foi a primeira associação do país a realizar um trabalho com esse objetivo, atuando em todos os estados e atendendo qualquer trabalhador que sonha em conquistar a casa própria.

Cerca de 57 milhões de brasileiros não tem casa própria e muitas vezes não o podem realizar por não se encaixar em programas de crédito convencionais. Sendo assim, a AFTB oferece um Sistema Alternativo de Crédito (SAC), que é baseado na Economia Solidária, promovendo a inclusão social através da aquisição de uma moradia.

SAC

Através do SAC é viabilizado o crédito necessário para a compra da casa própria, sem juros e sem a necessidade de comprovar renda, que geralmente é pedido na aquisição de créditos convencionais.

Esse sistema é uma iniciativa econômica e ao mesmo tempo solidária, regida por valores de autogestão, democracia e cooperação. Também é administrada a partir de valores como a busca da dignidade e valorização do trabalho humano. São atendidas famílias que possuam renda a partir de um salário mínimo e meio, que desejam ter a sua casa em um prazo médio de tempo.

Consórcio

O SAC se resume a um esforço coletivo em busca de um mesmo objetivo, se assemelhando a um consórcio, mas não aquele convencional, onde há uma regra em que a compra é programada e organizada por uma administradora onde o valor do bem em questão é dividido entre o grupo.

O consórcio da AFTB é uma espécie de Consórcio Social, onde se reúnem empresas, o governo e sociedade civil com uma finalidade específica e em comum, no caso, a aquisição da casa própria. Essa forma de consórcio está de acordo e determinado pela Lei nº 9.790 de 1999, por isso não é enquadrado como um consórcio financeiro.

Como funciona

Para fazer parte do SAC basta se associar a AFTB e contribuir de forma mensal com um valor que é estipulado de acordo com a renda de cada um.

Os associados são contemplados com cartas de crédito através de sorteios feitos pela Loteria Federal e pelo Ranking de Contemplações, uma classificação proveniente de uma pontuação determinada de forma individual levando em consideração a realidade de cada participante.

A cada mês, um associado é contemplado com a carta de crédito habitacional.

Fotos

Confira Fotos da AFTB:

AFTBAFTB
Associação Frutos da Terra BrasilAssociação Frutos da Terra Brasil
A AFTB oferece um sistema alternativo de créditoA AFTB oferece um sistema alternativo de crédito

Pesquisar
Artigos Relacionados