AdwCleaner: como funciona e onde baixar

links patrocinados

AdwCleaner: como funciona e onde baixar

Quanto maior o conteúdo disponível na internet, maior a chance de sermos infectados por algum software malicioso. Muitas vezes, mesmo que não adotemos um comportamento potencialmente perigoso – como baixar torrents ou assistir a TVs online não autorizadas -, há o risco de sermos infectados por vírus, adwares e outras ameaças.

É cada vez mais comum, também, os softwares que instalam programas complementares no computador, como as indesejadas barras de busca nos navegadores. Muitas vezes, na pressa para instalar um programa, nos esquecemos de ler as etapas e vamos apenas concordando com o que está na tela. Se você instalou algum destes programas indesejados em seu computador, uma ótima alternativa para facilitar a remoção é o AdwCleaner, um programa leve e fácil de ser utilizado.

Como funciona o AdwCleaner

AdwCleaner: como funciona e onde baixar AdwCleaner: o que é

Como o próprio nome sugere, o AdwCleaner é um limpador de adwares e outros programas similares. Uma das grandes vantagens do software é que não há necessidade de instalação. Para utilizá-lo, você precisa apenas fazer o download e executá-lo diretamente do arquivo baixado. Por isso, a interface do AdwCleaner é extremamente simples, sendo composta por apenas uma tela.

A tela do programa tem três opções: Search, Delete e Uninstall (como não há instalação, esta última opção serve apenas para excluir o arquivo). O programa apresenta também uma barra de progresso. Ao selecionar a ação “Search”, o AdwCleaner começará a fazer a análise de seu disco rígido. Neste momento, o ideal é não mexer no computador, para que a busca por softwares maliciosos seja mais rápida.

Após o término da análise, o programa apresentará um relatório de todas as potenciais ameaças encontradas. Isso é feito através de um arquivo de texto e, caso seja detectado algum programa prejudicial para o computador, você precisa apenas escolher a opção “Delete”. Antes de realizar este último procedimento, é necessário fechar todos os programas que você estiver utilizando.

AdwCleaner: como funciona

Onde baixar o AdwCleaner

O AdwCleaner pode ser encontrado nas principais páginas especializadas em downloads, como Baixaki, Softonic e Superdownloads. O arquivo tem apenas um megabyte e, como mencionamos, não há a necessidade de instalação. A busca por adwares é feita rapidamente, caso você não utilize softwares pesados durante a busca.

AdwCleaner: onde baixar

Arquivos não removidos

Em alguns casos, o AdwCleaner não consegue remover todos os adwares isntalados no computador. Isso porque alguns podem estar em execução no Windows, o que impede a exclusão. Entretanto, se isso acontecer, o programa informará quais arquivos não conseguiu remover, e você poderá, posteriormente, excluí-los de forma manual.

AdwCleaner

Desvantagens

O AdwCleaner apresenta apenas uma desvantagem: não é possível selecionar os resultados da varredura para fazer uma exclusão parcial. Ou seja, se você de fato utiliza alguma barra de ferramentas que é considerada um adware, o AdwCleaner não é a melhor opção. O software tem como objetivo excluir tudo o que é considerado uma ameaça. Embora não esteja disponível em português, isso nem chega a ser um problema, pois não há qualquer configuração necessária. Todas as opções estão na tela inicial.

Pesquisar
Artigos Relacionados