A Grande Família

links patrocinados

A Grande Família

A Grande Família

Séries da TV aberta vêm e vão, conforme a audiência. Porém, após alguns anos de exibição, até mesmo com bastante sucesso de público e crítica, muitas séries acabam, deixando os fãs com saudade. Tal regra parece não poder ser aplicada, porém, à Grande Família, que persiste no horário nobre da Rede Globo há treze anos, sendo considerada a série mais longa da TV brasileira.

A série, cujo primeiro episódio foi ao ar em 2001, foi inspirada na versão original da atração, podendo ser considerada uma releitura moderna.

A Grande Família original foi exibida entre os anos de 1972 e 1975 e retratava o cotidiano e as dificuldades, sempre de uma maneira cômica, de uma família no subúrbio. A família Silva era formada pelo veterinário Lineu, interpretado por Jorge Dória, pela dona de casa Nenê, vivida por Eloísa Mafalda, pelo pai de Nenê, Seu Flor, interpretado por Brandão Filho, pelos dois filhos Tuco e Bebel, interpretados por Luiz Armando Queiroz e Maria Cristina Nunes e pelo marido de Bebel, Agostinho Carrara, vivido por Paulo Araújo.

Programa A Grande Familia

A série se tornou um fenômeno de audiência quando o diretor Paulo Grisolli chamou os roteiristas Oduvaldo Viana Filho e Armando Costa para criarem novas narrativas para a família Silva em 1973. Não fosse a morte de Viana Filho, que deixou todo o elenco e a produção entristecidos, a série teria continuado por mais alguns anos.

A Grande Família atual

O formato atual da Grande Família preserva o clã dos Silva, vividos por outros atores obviamente, com alguns personagens adicionais como o amigo da família e dono de pastelaria Beiçola, o chefe e amigo de Lineu, Mendonça, e o mecânico Paulão. Também já houve várias namoradas de Tuco ao longo das temporadas, a melhor amiga de Nenê, Marilda, e participações especiais das mais diversas. Outra diferença com relação à série original é que na versão atual Bebel e Agostinho têm um filho, Florianinho, e o pai de Nenê não existe mais, visto que o ator que o interpretava faleceu em 2003.

A Grande Familia Globo

A Grande Família: o filme

Assim como a série Os Normais, que ganhou uma versão para os cinemas, a Grande Família também foi levada para a tela grande em 2007.

O filme, que conta com o elenco original da série e algumas participações especiais como Dira Paes, Paulo Betti, Fábio Lago e Wagner Santisteban, narra a história da família Silva, com suas confusões de sempre, até que Lineu vai ao médico e cisma que irá morrer em breve. Sem contar o fato à família, Lineu tenta evitar de três formas diferentes que a família sinta sua falta.

Personagens A Grande Familia

No entremeio, Nenê reencontra um namorado da adolescência, Tuco e Agostinho tentam tirar algum proveito da riqueza do antigo amor de Nenê e Mendonça tenta aproximar Lineu da nova funcionária da firma, Marina, muitos anos mais jovem.

DVDs da série

Apesar de a série ainda estar sendo exibida, muita gente gosta de relembrar das temporadas passadas da Grande Família. Para matar a saudade existem os DVDs da série, à venda nas principais lojas de varejo e também pela internet.

A Grande Familia Rede Globo Serie A Grande Familia

Pesquisar
Artigos Relacionados