ECA USP

links patrocinados

eca usp

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das universidades mais procuradas pelos estudantes que pretendem cursos o ensino superior. Ela é a universidade mais importante do Brasil, e também a mais bem posicionada dentre as brasileiras no ranking mundial das universidades.
A USP oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação e cada área possui um departamento próprio. Quem pretende freqüentar algum curso ligado à comunicação, a opção é que procure a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Ela existe desde 1966, quando foi criada com o nome de Escola de Comunicações Culturais.

A ECA oferece cursos em diversas áreas, o que a caracteriza como sendo uma escola contemporânea. Talvez esse seja um dos motivos pela alta concorrência que a ECA possui, já que seus cursos são os mais concorridos da USP, quando se fala na relação entre candidato/vaga. Além disso, a ECA se tornou uma escola internacional, já que possui estudantes de diversas partes do mundo, como Europa, América e África.
Cursos

Ao todo, a ECA oferece 22 cursos regulares de graduação, sendo que destes, 15 são voltados para a área das Artes. Os cursos são os seguintes: Cenografia, Direção Teatral, Canto e Arte Lírica, Composição, Instrumento, Regência e Licenciatura em Educação Artística em Artes Cênicas, Interpretação Teatral, Teoria do Teatro, Escultura, Gravura, Multimídia e Intermídia, Pintura, Artes Plásticas e Música.
Além daqueles, ainda existem quatro habilitações em Comunicação Social: Editoração, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Ainda existem os cursos de Biblioteconomia, Superior em Audiovisual e Turismo. A ECA mantém ainda a Escola de Arte Dramática (EAD), que é responsável pelo cursos técnico de Formação de Ator.

Pós-Graduação

A ECA possui ainda seis programas de Pós-Graduação. Essa é uma forma de incentivar o intercâmbio cultural e a pesquisa, já que mantém convênios com diversas universidades espanholas, francesas, americanas, italianas, alemãs, entre outras. Se você não teve a oportunidade de cursar a gradação na USP, sua chance pode estar nos programas de Pós.

Os cursos de Pós-Graduação ofertados pela ECA são: Artes Cênicas (PPGAC); Artes Visuais (PPGAV); Ciências da Comunicação (PPGCOM); Ciência da Informação (PPGCI); Meios e Processos em Audiovisuais (PPGMPA); Música (PPGM).

 

Vestibular USP 2010 - Provas e Resultados do Vestibular USP

Vestibular USP 2010 – Provas e Resultados do Vestibular USP

O vestibular da Universidade de São Paulo, a maior do país, acontece através da gestão da FUVEST. O consórcio de vestibulares realiza o processo seletivo em duas etapas, e segue o cronograma de cada ano. Para resgatar o cronograma completo do ano de 2010, entre no site da instituição.

A primeira fase da FUVEST foi realizada no dia 22 de novembro. Nesta data foram aplicadas as provas de conhecimentos gerais, ou seja, questões sobre várias áreas do conhecimento (matemátic,a física, química, português, inglês, geografia, história, biologia, atualidades). Na segunda fase, é aplicada uma prova mais direcionada ao candidato, com questões específicas sobre a área em que ele quer estudar no curso superior.

A segunda fase tem caráter discursivo, e em 2010 ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de janeiro. Os candidatos a cursos que precisaram fazer os testes de habilidades específicas (como música e artes, por exemplo) o fizeram nos dias 6, 7 e 8 do mesmo mês.

Resultado

O resultado dos aprovados no concurso vestibular da USP em 2010 está disponível no site da FUVEST. Em caráter geral, essas informações foram divulgadas oficialmente no site 4 de fevereiro. De acordo com o edital do vestibular, os alunos que passaram no concurso e que pretendiam se inscrever para cursar um dos cursos da USP deveriam fazê-lo nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2010.

Sobre a USP

A USP é a maior universidade brasileira, e uma das mais prestigiadas do país. Ela é mantida pelo governo de São Paulo, e teve suas atividades iniciadas no ano de 1934. A instituição possui quase 90 mil estudantes matriculados, e conta com uma equipe de quase 6 mil docentes. O orçamento anual da universidade passa do 3 bilhões de reais.

A USP é a universidade pública brasileira que mais conta com vagas para o ensino superior, tanto em graduação quanto pós-graduação no país. Sendo assim, não é de se estranhar que ela tenha a maior quantidade de mestres e doutores formados no Brasil, além do maior número de pesquisas acadêmicas realizadas. Sua infra-estrutura científica são invejáveis por qualquer outra universidade do Brasil.

A USP não tem o campus somente na cidade de São Paulo, mas também está presente nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga e Lorena. Ao todo, 229 cursos de graduação são oferecidos nessas unidades, entre áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.

Pesquisar