Atividades Educativas

links patrocinados

Atividades Educativas

Atividades Educativas

Sobre as Atividades Educativas

Desde as primeiras comemorações de aniversários, crianças normalmente ganham brinquedos para se divertirem. Porém, por mais que para elas esses brinquedos sejam apenas para a diversão, muitos deles tem uma função didático-pedagógica e influenciam no desenvolvimento e aprendizado dessas crianças. Assim, desde cedo os jovens já tem contato com atividades educativas.

Nos dias de hoje, não basta matricular uma criança em uma escola, seja pública ou particular, para que ela tenha as atividades específicas para a sua idade e o seu bem-estar. A educação deve continuar dentro de casa, seja com os pais ou atividades pré-estabelecidas para entreter as crianças.

Mas, para os pais que trabalham o dia inteiro, fica difícil pensar em atividades educativas para as crianças. Pensando nisso, especialistas nessa área do aprendizado já disponibilizam conteúdos adequados para o desenvolvimento educacional da criança. Inclusive, na internet existe um site específico para esse tipo de material.

Para as crianças, uma atividade educativa na internet fica ainda mais interessante. Agora, elas já crescem com esse contato com a ferramenta de mídia online, que permite a interação com os seus colegas, a criação de perfis em sites de relacionamentos, e agora brincadeiras que incentivem a educação.

Tipos de Atividades Educativas

Um dos sites especializados em atividades educativas oferece os mais diversos formatos de brincadeiras para que as crianças aprendam se divertindo. Na fase da alfabetização, o site disponibiliza atividades de montar blocos, de contas, de encaixar os formatos corretos, de conhecer as cores, além de outras noções básicas.

Para aqueles que já têm uma certa tendência para o lado artístico, o site criou também uma seção específica para o desenvolvimento dessa habilidade. Ali, atividades para desenhar, colorir, criar personagens com vegetais, construção de casas, oportunidade para dançar, entre várias maneiras de fazer arte.

Um diferencial desse site de atividades educativa é que ele também pensa nas crianças portadoras de deficiência visual. Assim, essas crianças não ficam excluídas e podem brincar de memória e forca em braile. Além disso, o site ensina como usar a internet em braile. Afinal, as crianças portadoras de necessidades especiais têm os mesmos direitos que as outras.

 

Saber mais sobre as escolas brasileiras é essencial para entender o que precisa mudar e o que está dando certo em nossas instituições. Confira mais informações sobre o Censo Escolar 2015: como funciona e como consultar os dados.

O que é o censo feito nas escolas

O Censo Escolar tem como objetivo avaliar as instituições de ensino básico do país
O levantamento é feito pelo Governo Federal

O Censo Escolar 2015: como funciona é uma espécie de levantamento feito todos os anos pelo Ministério da Educação para saber um pouco mais sobre as escolas de nosso país. Se trata de uma coleta de dados considerada como uma das mais importantes no Brasil justamente por ser feita pelo Governo, mas também por abranger todas as instituições de ensino básico de nossos estados.

Vários perfis serão incluídos dentro do Censo Escolar 2015: como funciona, com questionamentos para saber mais sobre a própria infraestrutura da escola, além de seus alunos, profissionais (professores, membros da direção, auxiliares, assistentes sociais…) e também a relação entre todo esse conjunto.

Censo Escolar 2015: como funciona o levantamento

Sobre o Censo Escolar 2015: como funciona, o órgão responsável por esse levantamento é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido por sua sigla INEP. No ano de 2014, o levantamento dos dados foi feito no final mês de maio até meados de agosto, mas a data pode ser diferente para esse ano.

Todas as informações coletadas são levadas até as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação, justamente para que elas saibam quais são as instituições de sua região que precisam de mais investimentos ou que possam servir de modelo. O que funciona? O que não funciona?

O Censo aponta o que precisa melhor nas instituições

Sobre as respostas do censo

Cada escola participa de forma individual do Censo Escolar 2015: como funciona, respondendo as questões dentro do próprio site do Instituto Anísio Teixeira em uma determinada época do ano. É obrigatório que haja uma resposta de todas as instituições, tanto de âmbito urbano como no rural.

Algumas das perguntas feitas no sistema do Censo Escolar 2015: como funciona é em relação ao número de banheiros que cada instituição possui, horário das aulas, equipamentos presentes, laboratórios, idade dos alunos, formação de seus funcionários e assistentes, unidades hospitalares, atendimento especializado e algumas outras categorias.

Todas as escolas públicas participam do levantamento

Vendo o resultado da minha escola no Censo Escolar 2015: como funciona

Sabendo sobre o Censo Escolar 2015: como funciona, é preciso saber saber o seu resultado está sempre atualizado. O mesmo pode ser consultado diretamente no site oficial do INEP, podendo ser baixado em anexo para ver direto em seu computador e até mesmo guardar a classificação final das escolas em uma tabela do Excel.

Isso ocorre justamente porque o MEC faz uma classificação das melhores e piores escolas do país de acordo com o Censo Escolar 2015: como funciona. No último lançamento divulgado, do ano de 2014, saíram informações essenciais sobre como anda a educação nas creches, escolas de ensino fundamental, médio e do EJA em nosso país.

Os dados estão disponíveis no site do INEP

LDB 9394 atualizada

LDB 9394 atualizada

A Lei 9394/96, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, conhecida pela sigla LDB, foi instituída no ano de 1971, porém, só começou a ser conhecida e aplicada a partir do ano de 1996 durante o governo do presidente da república Fernando Henrique Cardoso.

A partir das mudanças aplicadas em 1996, a LDB passou a contar com novas obrigações e informações referente a educação básica no país. A principal determinação da LDB é a que determinação que a educação faz parte dos direitos de todas as crianças e jovens brasileiros a partir do começo da sua vida. Dessa forma, passa a ser de direito o acesso a creches, pré-escolas, escolas e colégios mantidos pelo governo brasileiro.

Determinações LDB 9394 atualizada

Entre algumas determinações da LDB 9394 está a que todas as escolas brasileiras devem possui carga horaria mínima de oitocentas horas que são distribuídas em todo o ano letivo do estudante. A partir disto, os estudantes precisam ter a carga mínima respeita. Com isso é possível oferecer um ensino de qualidade e ainda aprimorar o conhecimento.

Na visão da LDB 9394, a educação é um dos principais pontos para a formação de um adultos e por conta disso ela é essencial para o preparo dos brasileiros em diversos aspectos, desse a sua convivência com os outros até a entrada no mercado de trabalho.

A partir de 1996, a LDB 9394 sofreu algumas mudanças no que diz respeito a formação de currículos de ensino, ação de professores e profissionais da área da educação na formação do estudante para a sociedade, os formatos de ensino a distancia e também os métodos de avaliação dos estudantes dentro do ensino superior.

LDB 9394 atualizada e comentada

A LDB 9394 é uma lei básica, como diz o seu próprio nome, e por isso, deve ser de conhecimento de todos os brasileiros. com isso, é possível formar cidadãos mais conscientes e que tenham os seus direitos atendidos.

É possível ter acesso a LDB 9394 atualizada através do portal do Ministério da Educação. O arquivo está disponível para download gratuito. Além disso, é possível conferir versões comentadas do documento para a melhor compreensão de cada uma das determinações.

Pesquisar