TCC Administração

links patrocinados

TCC Administração

TCC Administração

Administração é um dos cursos mais procurados entre as graduações em todo o país. Talvez porque o sonho da maioria dos brasileiros é ter o próprio negócio. Mas o administrador também pode optar por fazer uma carreira dentro de empresas reconhecidas ou em instituições públicas. Mas antes de se formar, o futuro administrador passará pela etapa do TCC em Administração – um trabalho de finalização de curso em que poderá comprovar todos os conhecimentos adquiridos.

O que é o TCC em Administração

Aqueles que já cursam Administração sabem que ao se aproximar da reta final do curso o TCC – Tese (ou trabalho) de Conclusão de Curso lhes será exigido. Esta é uma prática realizada pela maioria das instituições universitárias.

Trata-se de uma oportunidade que o estudante terá de praticar seus conhecimentos e apresentar resultados pertinentes à área que escolheu. Na maioria das vezes, o TCC de Administração, assim como em qualquer outro curso, causa pânico e dor de cabeça entre os estudantes. Além da metodologia praticada pela universidade, que é baseada nas normas da ABNT, o estudante de Administração deve focar em um problema específico de sua área, possível de ser fundamentado, teorizado e pertinente à comunidade científica.

Por que é necessário realizar um bom TCC

TCC para Administracao

Para muitos destes estudantes, o TCC em Administração será o seu primeiro trabalho científico e poderá evoluir para uma questão a ser pesquisada futuramente, em um mestrado ou uma especialização. Assim, apesar de ser necessário que o estudante focalize em uma questão problema, perceba que o tema escolhido seja pertinente e possível de ser expandido em outra ocasião.

Ser coerente e conciso, argumentar pautando-se nas linhas direcionadoras do curso, fundamentar sua teoria com referências reconhecidas, limitar o tema para ter condição de percorrê-los: estas são algumas premissas que o estudante deve considerar.

Como construir um bom TCC

Criando seu TCC

Primeiramente, pense em um problema recorrente em seus estudos, um tema que possa ser pesquisado e contextualizado, mas que seja pertinente. Este problema, em forma de pergunta, será o eixo central de sua pesquisa.

Em seguida, esboce possíveis soluções para este problema, bem como as condições e contextualizações referentes a ele (localização, causas, possíveis saídas, etc.). Nesta fase, você irá evidenciar a dimensão do problema e criar hipóteses que serão ou não respondidas em sua pesquisa.

Justifique sua escolha: nesta fase você falará mais especificamente da importância do tema para a área de Administração, as possíveis contribuições de sua pesquisa, os impactos (sociais, econômicos, etc.) da pesquisa, etc.

Faça uma pequena introdução sobre o tema, delimitando-o e apontando o modo como será exposto e o tipo de metodologia utilizada. Insira o leitor na questão chave. Fundamente com algumas referências o seu tema, através de uma seleção de conceitos e autores que possam ser utilizados. Lembre-se se mostrar onde quer chegar – a síntese da questão.

TCC na faculdade

Acima, na verdade, está esboçado vagamente um pré-projeto do seu TCC em Administração. Se você conseguir identificar estas etapas, não terá problema em fundamentar o restante. Há sites que ajudam o estudante a realizar cada etapa do processo do TCC com orientação particular extra e na parte de revisão e formatação do texto. Vale a pena conferir.

Exemplos de temas para o TCC em Administração

Se ainda estiver em dúvida sobre o que pesquisar em seu TCC em Administração, segue algumas sugestões de linhas de pesquisa: Logística e Distribuição em território nacional; Novas tecnologias aplicadas ao Marketing Digital; A importância da comunicação integrada na gestão empreendedora; Gestão da Qualidade para produtos de Tecnologia da Informação – TI; Marketing de Serviços; A importância da inovação nos Gestão dos Processos Produtivos; etc.

Modelos de TCC TCC Adm

Pesquisar