Saiba como solicitar a segunda via do cartão cidadão

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Muitas pessoas já sabem que todos os serviços da Caixa, voltados para o trabalhador, tornam-se ainda mais fáceis e rápidos com a utilização do cartão cidadão. Por este motivo é que muitas pessoas cuidam do cartão com muito rigor, porque extraviá-lo significa uma grande dor de cabeça.

Porém, mesmo tendo muito cuidado, não há como prever o que acontecerá em sua vida. Sendo assim, pode acontecer de o cartão cidadão ser perdido ou extraviado. Neste caso, o trabalhador não precisa se desesperar, pois há a possibilidade de fazer o pedido de um novo. Saiba como solicitar a segunda via e não perca os benefícios que ele oferece ao trabalhador.

O cartão cidadão oferece benefícios ao trabalhador

PIS e PASEP são recebidos pelos cartão cidadão

Dá para pedir a segunda via do cartão cidadão

Se acaso você perdeu ou teve seu cartão cidadão roubado, saiba que pedir a segunda via deste é muito mais simples do que parece. Basta se dirigir a uma agência da Caixa mais próxima munido de Carteira de identificação, Carteira de Trabalho ou CNH. Para quem tiver interesse, vale lembrar também que a solicitação do cartão pode ser realizada por meio de atendimento telefônico.

Mesmo que o cartão seja solicitado pelo telefone, será necessário enfrentar filas para que a pessoa possa, assim, cadastrar uma nova senha em sua segunda via do cartão. Vale lembrar que as únicas maneiras de solicitar a segunda via são essas. Pela internet não existe este recurso.

Cadastro de uma nova senha para o cartão cidadão

Após a solicitação do cartão, o mesmo chega em até 15 dias úteis. Porém, a pessoa optar por ir a uma agência para realizar esta solicitação. Lá, deverá preencher um cadastro manual dispondo todos os dados completos do trabalhador, inclusive o número do PIS ou Pasep, para que seja realizada a solicitação corretamente.

Assim que receber o cartão, a pessoa também pode efetuar o cadastramento de sua senha em uma casa Lotérica. Porém, para que isso seja possível, é necessário que a pessoa realize a liberação de cadastramento por meio da central de atendimento telefônico da Caixa. Após efetuar todos esses passos, o trabalhador volta a desfrutar de todos os serviços disponibilizados pelo cartão cidadão.

Dirija-se até uma agência da Caixa munido de documentos

Benefícios que o trabalhador recebe com o cartão cidadão

Vale lembrar que é por meio do cartão cidadão que o trabalhador pode realizar uma série de consultas importantes, como verificar extratos e saldos do Fundo de Garantia. Além disso, o cartão também permite que as parcelas do seguro desemprego sejam recebidas em qualquer agência Caixa ou em agências lotéricas. O cidadão também pode verificar saldos do PIS e efetuar os saques, caso haja valores desta modalidade.

Não esqueça do CPF

Obtenha mais informações sobre o cartão cidadão no site da Caixa

Se mesmo com todas essas informações, você ainda possuir dúvidas ou desejar saber mais detalhadamente sobre os procedimentos para que possa solicitar a segunda via de seu cartão cidadão, você pode ter maiores informações no site da Caixa na internet ou também pela central de atendimento telefônico.

É importante lembrar que somente terá acesso ao cartão cidadão quem estiver cadastrado devidamente no Pis/Pasep, no Número de Inscrição Social, o chamado NIS, ou então se tiver o Número de inscrição do Trabalhador. Sem estes requisitos, fica impossível solicitar o cartão. Além disso, é importante que o trabalhador mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados.

Para maiores informações, consulte o site da Caixa

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