Jogos Rio 2016

links patrocinados

Jogos Rio 2016

Jogos Rio 2016

Há poucos dias tiveram fim as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Londres 2012, que reuniu cerca de 10 mil atletas de 204 Comitês Olímpicos Nacionais (CON). A edição na capital da Inglaterra contou com 26 esportes em 39 disciplinas. Com 17 medalhas, três de ouro, cinco de prata e nove de bronze, o Brasil supera seu recorde de 15 medalhas nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96 e Pequim-08. Agora, quem sediará as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2016 é a cidade do Rio de Janeiro, e como toda sede ainda tem muitas mudanças a serem feitas nas estruturas físicas do local.

Escolha da sede

Após a escolha de Londres como capital dos Jogos Olímpicos de 2012, foi determinado durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, na cidade de Copenhagen, Dinamarca, que o Rio de Janeiro seria a sede das Olimpíadas de Verão do ano de 2016. Com isso, o Brasil torna-se o primeiro país da América do Sul a receber um evento esportivo de tamanha magnitude. Entre os países que estavam disputando a vaga estão a Espanha, mais precisamente a cidade de Madri, Chicago nos Estados Unidos e Tóquio no Japão.

Locais de competição

Com o lema ‘Viva sua paixão’, as Olimpíadas 2016 já estão se preparando para receber os mais de 12.500 atletas entre os dias 05 e 21 de agosto. Além da organização do serviço de hotelaria, os espaços para a realização dos eventos esportivos já estão em construção e outros em reforma. O Riode Janeiro terá quatro principais regiões onde as modalidades serão disputadas. A primeira é na Zona da Barra, mais precisamente no Parque Olímpico do Rio, que terá o Centro Olímpico de Tênis, o Centro Olímpico de Hóquei, o Centro Olímpico de Treinamento de Basquete, Judô, Lutas, Handebol e Taekwondo, o Velódromo Olímpico do Rio, o Centro Aquático Maria Lenk, o Condomínio Riserva Uno, a Arena Olímpica do Rio, o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos e o Riocentro.

Outra área é a Zona Deodoro que contêm o Parque Radical, a Arena Deodoro, o Parque do Pentatlo Moderno, o Centro Nacional de Tiro e o Centro Nacional de Hipismo. Já a Zona Maracanã receberá cinco modalidades, o atletismo, o futebol, o rúgbi, o voleibol e o tiro com arco. A Zona Copacabana será o palco das disputas de vela, ciclismo de estrada, marcha atlética, maratona aquática, triatlo, canoagem de velocidade, voleibol de praia e remo. Fora do Rio de Janeiro serão disputadas as partidas de futebol das Olimpíadas, mais precisamente nas cidades de Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Paralimpíadas 2016

Além dos Jogos Olímpicos de Verão, a sede também realiza as Paralimpíadas, uma disputa olímpica para pessoas especiais, com problemas mentais e físicos. Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro serão desempenhados a partir do dia sete de setembro de 2016 e terão mais de 4.200 atletas concorrendo ao pódio dos 22 esportes paralímpicos.

Comitê do Rio 2016

Quem faz parte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 é o presidente Carlos Arthur Nuzman, o diretor geral Leonardo Gryner, o diretor executivo de gestão corporativa Fernando Nobrega e mais outros 11 responsáveis pelo desempenho da cidade do Rio de Janeiro como sede de um evento tão importante.

Fotos

Confira Fotos sobre Jogos Rio 2016:

Obras Jogos Rio 2016 Festa Jogos Rio 2016 Organização Jogos Rio 2016 Logo Jogos Rio 2016

Pesquisar