ZPE Jaboatão

links patrocinados

ZPE Jaboatão

ZPE Jaboatão

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, localizada no estado de Pernambuco, conta com um centro inovador: a Zona de Processamento de Exportação de Suape – ZPE Saúde – criada especialmente para atuar no controle de produtos brasileiros exportados para outros países.

A ZPE Suape foi inaugurada no final do ano de 2009 pelo prefeitura na cidade em parceria com o Governo Federal. Sua localização é estratégica, uma vez que ela está localizada a apenas oito quilômetros do Complexo Portuário de Saupe, um dos maiores centros de chegada a partida de cargas do Brasil.

A sede da ZPE Saupe está localizado em uma terrenos com cerca de 200 hectares, sendo que possui um investimento superior a 25 milhões de reais. Além disso, ela oferece tratamento exclusivo a todas as empresas brasileiras que possuam a produção voltada apenas para a exportação.

Além disso, todas as empresas brasileiras que forem instaladas dentro da área da ZPE Suape vão receber o beneficio de isenção do pagamento dos Impostos sobre Produtos Industrializado (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e também a Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

ZPE no mundo

A presença das ZPE já existe em diversos países do mundo há cerca de quarenta anos. No Brasil, elas passaram a ser estudadas há mais de vinte anos, porém, nenhum projeto acabou sendo levado ao final, fazendo com a ZPE Suape seja a primeira do país.

As ZPE atuam diretamente para a exportação de produtos e ainda a criação de travamento fiscal exclusivo, oferecendo bons incentivos fiscais, principalmente como a quitação de alguns tipos de impostos.

Para poder participar das ZPE a empresa precisa ter pelo menos 80% da tua produção destinada para o comercio exterior, sendo que o restante pode ser vendido dentro do mercado brasileira.

IPI para carros importados em 2012

IPI para carros importados em 2012

A venda de automóveis cresceu muito no Brasil em 2011, não apenas os carros com fabricação nacional, mas também a comercialização de veículos importados sofreu um grande aumento no ano de 2011. Desde 16 de dezembro de 2011 o IPI para automóveis importados sofreu um aumento. O repasse total deste aumento para os consumidores significam algo entre 26% e 28% , porém as montadoras trabalham com uma margem de aumento entre 10% e 15% par ao consumidor final.

Desde que o anuncio do aumento do IPI havia sido realizado as concessionárias de importados registraram um grande aumento no volume de vendas dos veículos. Os consumidores correram ate as concessionárias para garantir seu veiculo importado antes do aumento do IPI projetado para 2012.

O que significa o aumento do IPI em importados

Ao aumentar o custo da comercialização de veículos importados as montadoras nacionais ganham ainda mais espaço no mercado. As marcas de automóveis que possuem fábricas no Brasil, países do Mercosul ou México ganharão mercado, pois os preços de seus veículos serão muito abaixo dos demais, já que não sofrem com aumento do IPI.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores estima que com esta decisão irá acontecer uma alta de até 5% na comercialização de veículos. Isto se a economia continuar a rescendo e os juros baixarem. Assim o IPI elevado de um lado da economia altera sensivelmente a movimentação de outras mercadorias no mercado interno.

Algumas grandes marcas possuem a pretensão de instalar suas fabricas no Brasil, assim haveria também uma redução no preço destes automóveis. São marcas como a BMW, a Hyndai que já esta construindo sua fábrica em Piracicaba e as marcas chinesas Chery e Lifan que também já estão com obras para levantamento de suas fábricas em território nacional.

O aumento de 30% nos impostos sobre produtos importados vão significar uma grande mudança na economia. As marcas precisam agora investir em estratégias diferenciadas de venda para continuar a escoar suas mercadorias, já que seus preços estão maiores e os lucros menores.

Adquirir veículos importados 2012

A melhor forma para compra rum automóvel importado em 2012 é a negociação, já que o preço está mais alto os vendedores precisam dar mais benefícios e garantias aos compradores, ainda assim a pesquisa de preços deve ser realizada cautelosamente pois o corte só é esperado para 2013.

Pesquisar
Artigos Relacionados