xHarbour Linux Ubuntu

links patrocinados

xHarbour Linux Ubuntu

Xharbour Linux Ubuntu

Os compiladores são ferramentas muito utilizadas entre os profissionais da informática na hora de fazer as conversões de códigos de programação. Existem alguns compiladores que trabalham com o Microsoft Word, entretanto, para atender também aos usuários que utilizam a versão Ubuntu, do sistema operacional Linux, os criadores do famoso compilador Harbour criaram o xHarbour Linux Ubuntu.

Sobre o xHarbour Linux Ubuntu

O xHarbour Linux Ubuntu é uma versão influenciada pelo xHarbor. O xHarbour, por sua vez, é um compilador originado a partir do software original Harbour. As principais características desse compilador é que ele possui seu código-fonte aberto, ou seja, qualquer usuário do Harbour e de suas versões podem fazer mudanças no software, melhorar o compilador e depois disponibilizá-lo para os outros usuários. Ele foi construído, primeiramente, para atender aos sistemas da Microsoft.

Logo após, os desenvolvedores do Harbour lançaram uma versão para o sistema criado por Linus Torvalds, o xHarbour Linux Ubuntu. O Linux é o segundo sistema operacional de computadores mais utilizado no mundo, atrás apenas da Microsoft World. Uma das versões mais famosas do OS Linux é o Linux Ubuntu. Conseguindo usuários também nessa plataforma, os programadores que utilizam o Harbour desenvolveram e lançaram a versão xHarbour para o Linux Ubuntu.

Para rodar o compilador no Ubuntu, basta baixar o programa xHarbour Linux Ubuntu, descompacta-lo e instalar via programação no Prompt de Comando, com o comando Make Install.

Xharbour Linux Ubuntu

Histórico xHarbour Linux Ubuntu

O xHarbour Linux Ubuntu é uma versão influenciada pelo compilador Harbor. O Harbor original foi criado pelo programador Antonio Linares, em parceria com Viktor Szakáts e outros profissionais. Lançado no final da década de 90, ele se caracterizou por ser um compilador de código aberto aos usuários. A linguagem de programação se originou a partir da influência do Clipper, tradicional compilador da década de 80.

Sobre o Xharbour Linux Ubuntu

Harbour Atualmente

Recentemente, o desenvolvimento do compilador e de suas versões está sob a responsabilidade do programador Viktor Szakáts e um grande número de parceiros. A Harbour ainda está ativa e trabalhando para melhorar cada dia mais o funcionamento do compilador Harbour, do XHabour, do xHarbour Linux Ubuntu e das outras edições. A versão mais recente dos compiladores da Harbour é a versão 3.0, lançado no dia 17 de julho de 2011.

O que é um compilador

O que é um compilador?

Para quem não está familiarizado com conceitos de informática, a definição de compilador pode estar um pouco confusa. Um compilador nada mais é que um programa de computador que trabalha com códigos de programação simples. A função de um compilador como o xHarbour Linux Ubuntu é o de passar um código construído por escrito para uma outra linguagem de programação.

Ele funciona como um tradutor de linguagens simples, fazendo com que um código possa se comunicar com diversos programas que não entendem aquele determinado código. Diferente do xHarbour Linux Ubuntu, programas que trabalham com códigos de mais alto nível são chamados de Tradutores ou Conversores de Linguagem, mas o princípio de interpretação e tradução é o mesmo que o dos compiladores.

Histórico do Xharbour Linux Ubuntu Função de um compilador

Pesquisar
Artigos Relacionados