WCT 2014 ranking

links patrocinados

WCT 2014 ranking

Embora seja relativamente recente enquanto esporte profissional, o surfe é uma das atividades mais antigas do mundo. Sua origem exata é desconhecida, mas polinésios e peruanos possuem indícios antigos da prática do esporte. James Cook, navegador britânico, foi o primeiro europeu a escrever sobre o surfe, prática que ele considerava relaxante.

Inicialmente, os polinésios se utilizavam de pranchas de madeira, enquanto os peruanos usavam uma espécie de canoa de junco. Outra tradição era a de que o próprio praticante devia fazer sua prancha, pois se acreditava que isto faria com que as energias positivas fossem transferidas para a prancha.

Profissionalização do esporte

WCT 2014 ranking WCT 2014

No começo do século XX, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, praticante do surfe, conquistou a medalha de ouro na natação nas Olimpíadas da Suécia, no ano de 1912. A conquista ajudou Duke a divulgar mundialmente o surfe e, aos poucos, o esporte começou a ganhar o mundo. Nos Estados Unidos, o surfe se popularizou a partir da década de 1940, especialmente na Califórnia, região em que, até os dias atuais, o surfe é muito praticado.

Na década de 1970, começaram a ser realizados os primeiros campeonatos de surfe pelo planeta. Anos depois, as pranchas foram consideravelmente modernizadas, especialmente pelos australianos, que, com os novos modelos, se tornaram soberanos nos torneios mundiais. Hoje, os campeonatos são extremamente organizados, tendo a Associação de Surfistas Profissionais (ASP) como responsável pela organização dos eventos, através do ASP World Tour. Em 1992, a ASP criou o WCT (World Championship Tour), que se tornou o ranking oficial do surfe no mundo.

WCT

Ranking WCT

O WCT é uma espécie de ranking de elite do surfe, no qual participam apenas os melhores 36 surfistas do planeta. O critério de classificação é o seguinte: aqueles que terminam uma temporada de competições até a 22ª posição já estão automaticamente no ranking da WCT do próximo ano. Outros três surfistas integram a lista através de “wild cards” (convites). Estes convites são muito criteriosos, sendo oferecidos para surfistas de elite que, por alguma razão, não puderam estar presentes em muitas competições na temporada, perdendo posições no ranking. Por fim, dez surfistas vêm do WQS, um ranking mais amplo, espécie de “segunda divisão” do ranking de elite.

Confira WCT 2014 ranking

Ranking WCT em 2014

O ranking WCT de 2014, ou seja, a lista de surfistas que participarão das competições de elite, foi definido em dezembro do ano anterior. Como manda a tradição, a lista é dominada por australianos e norte-americanos. O líder do ranking foi Mick Fanning, da Austrália, seguido por Kelly Slater, dos Estados Unidos, maior nome da história do surfe.

WCT 2014 ranking - saiba mais

Saiba mais

Os brasileiros estão muito bem representados no ranking de 2014 da WCT, com nomes como Gabriel Medina e Filipe Toledo, além de Alejo Muniz, Jadson André, Raoni Monteiro e Brett Simpson, que vieram do ASP. O Brasil ainda tem Willian Cardoso na lista de suplentes, utilizada caso algum surfista tenha de deixar as competições temporariamente por algum motivo. O ranking WCT completo pode ser encontrado na página oficial da ASP.

Pesquisar
Artigos Relacionados