WalMart EUA

WalMart EUA

WalMart EUA

O Walmart é uma loja de departamentos criada nos Estados Unidos em 1962, tendo se espalhado mundialmente vendendo diversos produtos no varejo, principalmente ligados às áreas de alimentos, limpeza e decoração da casa, eletrônicos, artigos de pesca e acampamento, roupas, entre outros. Ou seja, além de supermercado, o Walmart oferece uma variedade de artigos básicos para a casa.

Atualmente, quase nove mil lojas no total, em mais de quinze países diferentes, com pouco mais de dois milhões de funcionários (sendo a empresa com maior número de funcionários no mundo). Além disso, o valor da marca ultrapassa os quatrocentos e vinte bilhões de dólares, tendo o lucro total em 2011 no valor de cento e oitenta milhões de dólares.

A marca também possui subdivisões, como o Sam’s Club (que diferencia-se do Walmart pela venda em atacado, também tem filiais no Brasil), Asda (destinado aos clientes do Reino Unido), Seiyu Group (para o público japonês) e o Walmex (localizado no México). Na Índia é conhecida como Best Price, enquanto no Canadá é chamada simplesmente de Walmart Canadá (sendo uma divisão da marca). Alguns dos países que tiveram investimentos que não resultaram em lucro foram a Coréia do Sul e a Alemanha.

História e evolução da marca

O fundador da Walmart, Sam Walton (1918-1993) era um comerciante do estado de Arkansas, que trabalhou em algumas redes de vendas antes de abrir sua primeira loja, na cidade de Rogers. Em menos de cinco anos, conseguiu expandir para vinte e quatro lojas espalhadas pelo estado, chegando ao lucro anual acima de doze milhões. No ano seguinte, 1968, passou a abrir lojas fora do Arkansas, como em Oklahoma e Missouri.

Em 1975, a marca já contava com um centro de distribuição dos produtos, além de ter ações na bolsa de valores. Nessa época, possuía mais de sete mil funcionários e um total de vendas acima de trezentos e quarenta milhões de dólares. Já estava presente também nos estados do Texas, Kansas, Louisiana, Tennessee, Kentucky e Mississippi.

Nos anos 80, investiu bastante na questão tecnológica e organizacional da empresa, facilitando inventários e relatórios, bem como a comunicação entre diferentes filiais. Em 1995, abriu suas primeiras lojas na América do Sul, nos países Argentina e Brasil. Em 1999, migrou também para a Europa comprando a Asda por dez bilhões de dólares. Em 2005, pesquisas estimavam que o Walmart era responsável por 20% de todas as vendas de alimentos nos Estados Unidos. Toda semana, cerca de cem milhões de americanos (um terço da população) visita uma loja Walmart.

Críticas e impacto do Walmart

Análises econômicas indicam que cidades pequenas que contam com um Walmart (na época em que a marca estava expandindo, entre os anos 80 e 2000), afetavam diretamente o consumo das vendas e empresas locais. A conclusão dos estudos indicou que as pequenas lojas podem perder até metade de seus lucros em um período de dez anos, caso esteja competindo com a rede Walmart. A presença da marca ficou tão grande nos Estados Unidos que atualmente nenhum americano (independente de qual área esteja localizado) está a mais de cem quilômetros de uma das filiais da empresa.

Fotos

Confira Fotos da WalMart EUA:

WalmartWalmart
Lojas da Walmarte nos EUALojas da Walmarte nos EUA
Lojas espalhadas pelos EUALojas espalhadas pelos EUA

GD Star Rating
loading...
WalMart EUA, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados