Vídeos MP4

links patrocinados

Vídeos MP4

Vídeos MP4

O formato MP4 é a evolução natural do MP3, formato digital de música mais difundido na internet. A sigla MP4 se refere ao padrão MPEG-4 part 14, que contém estrutura de áudio e vídeo em um mesmo arquivo. A extensão oficial, e que dá nome ao arquivo, é ‘.mp4’. Por isso, que sempre que falamos nesse tipo de arquivo o chamamos de MP4.
Existem vários outros padrões de formatos de arquivo de áudio e vídeo para o computador, como o AVI. Entretanto, os vídeos MP4 possuem algumas vantagens importantes.

Os vídeos MP4 já possuem suporte natural para legendas diferentemente do AVI que, para suportar legendas, precisa de alguns codecs (dispositivo que codifica e decodifica sinais de vídeo); o MP4 também possui melhor suporte para os vídeos H.264 (conhecidos também como MPEG4 AVC), entre outros benefícios.

Implantação de vídeos MP4

O formato de vídeo MP4 foi desenvolvido em 1999, mas passou a ser utilizado em larga escala apenas em meados de 2000. Um das principais vantagens do arquivo de vídeo em MP4 é que ele permite vídeos de alta-definição em tamanhos não muito grandes. Por isso, foi acolhido por diversos gigantes da tecnologia para ser o formato padrão da divulgação de vídeos pela internet.

Um dos primeiros programas a utilizarem o padrão de vídeo MP4 foi o Nero Recode, já que esse tipo de formato permitia ao programa uma qualidade maior na compressão de vídeos para DVD. Além disso, a gigante Apple também escolheu o MP4 para ser o formato exclusivo da 5ª geração do iPod, que foi chamado de iPod Vídeo.

O formato MP4 também é o principal utilizado por aqueles sites que fornecem aluguel de filmes de alta definição através da internet, principalmente nos sites Netflix, Playstation Network e iTunes. Somente na distribuição de vídeos através do formato torrente que o MP4 não caiu nas graças do público, sendo preterido pelo formato Matroska (MKV).

Tocadores MP4

De um modo geral, a popularidade dos vídeos MP4 aumentou consideravelmente após aparelhos com tela LCD que transmitem vídeos foram ‘batizados’ erroneamente de aparelhos MP4. Essa nomenclatura foi utilizada de maneira comercial para creditar a esse aparelho que transmite vídeos fosse uma evolução natural dos aparelhos de mp3, que tocam apenas música. Como os ‘tocadores de MP4’ conseguem transmitir vídeo e música ao mesmo tempo estava criada uma evolução. Errado. A maior parte desses aparelhos que transmitem vídeo é incompatível com o formato MP4, já que não possuem espaço suficiente em disco e até mesmo resolução de tela que consigam disponibilizar os vídeos em mp4. Geralmente, esses aparelhos trabalham com formatos de vídeo que possuem pouca resolução, como o AMV, para que vários arquivos diferentes possam ser carregados e disponibilizados.

Essa ‘evolução’ mercadológica do nome se expandiu de tal maneira que depois surgiram aparelhos MP4, MP5, MP15, e assim por diante. Existem apenas dois formatos: MP3 e MP4, o restante não passa de nome para vender.

Fotos

Confira Fotos dos Vídeos MP4:

Vídeos MP4Vídeos MP4
Aparelhos MP4Aparelhos MP4
O MP4 é um formato de vídeoO MP4 é um formato de vídeo

Pesquisar
Artigos Relacionados