VHS exame de sangue

links patrocinados

VHS exame de sangue

VHS exame de sangue

O exame de velocidade de hemossedimentação, mais conhecido como VHS, é um tipo de exame de sangue com o intuito de identificar qualquer inflamação no organismo, desde um resfriado até uma doença mais grave. De uma forma geral, o exame VHS mede a velocidade de sedimentação das hemácias, como forma de diagnóstico.

O exame VHS

A palavra “hemo” em grego quer dizer sangue, já a palavra “sedimentação” designa a precipitação ou queda das partículas sólidas em uma substância líquida, esse fenômeno é causado pela ação da gravidade.

O VHS é a velocidade com que os glóbulos vermelhos, ou as hemácias sanguíneas, se separam do soro do sangue e se precipitam ao fundo de um tubo de ensaio. A velocidade de hemossedimentação é medida através do número de milímetros com que o sangue se sedimenta no tubo, dentro do espaço de uma e duas horas. Isso significa que o laboratório deixará o recipiente com o sangue (não-coagulado) parado durante esse tempo. A medição do resultado é feita em mm/h.

Para realizar o exame VHS, o paciente não precisa estar em jejum ou realizar nenhum preparo especial. O procedimento é simples e rápido, realizado com sangue coletado da veia do braço do paciente.

Utilidade do exame VHS

O exame VHS serve para avaliar a presença e desenvolvimento de diversas doenças no organismo. Não há uma eficácia de 100% no seu resultado, por isso deve vir associado a outros exames mais precisos. Com eles é possível prevenir e tratar mais rapidamente qualquer enfermidade.

Cada uma delas pode aumentar ou diminuir o nível do VHS. Dentre as doenças e inflamações detectadas pelo VHS, se destacam a polimialgia reumática (uma doença inflamatória nos músculos), osteomielite (infecção nos ossos), tuberculose, arterite temporal e reumatoide, doenças inflamatórias nos vasos sanguíneos e articulações, respectivamente.

O que indica o resultado do VHS

Usado desde a década de 20, o exame de sangue VHS possui uma utilidade muito ampla para detectar doenças, o seu resultado é dado em mm/h e a depender do valor pode indicar a presença de enfermidades específicas e até mesmo detectar uma gravidez, no caso de mulheres.

É muito mais habitual encontrar doenças que aumentem o valor do VHS. Uma taxa alta pode indicar a presença de inflamações de garganta ou resfriado, infecção urinária, insuficiência cardíaca, respiratória ou hepática; síndrome nefrótica, que afeta os rins, diarreias, obesidade, pancreatite aguda e vasculite. O VHS alto também pode ser um indicativo de gravidez.

Alguns casos mais graves de doenças autoimunes como lúpus, tuberculose e câncer podem ser detectadas já na primeira hora do exame, pois causam um aumento muito elevado do VHS (maior de 100 mm/h).

Mesmo mais raro, o exame de sangue VHS com baixos valores, pode indicar a presença de policitemia, que é o aumento das células do sangue, leucocitose severa ou o aumento de glóbulos brancos no sangue, anemia falciforme, hipofibrinogenia e esferocitose hereditária, um tipo de anemia hereditária.

Como todos exames realizados em laboratórios, o VHS deve ser interpretado em um contexto clínico. A melhor forma de garantir um resultado ideal e confiável é ouvir a opinião de um médico.

Valores do VHS

Os laboratórios adotam valores de referência de 00 a 10 mm para o VHS somente na primeira hora. Mas, estes valores podem mudar de acordo com o sexo, a idade e até mesmo a forma de aferição. As fórmulas usadas para alcançar o resultado do exame são as seguintes:

Mulheres: Valor do VHS= (idade+10) /2 – Após uma hora: até 10 mm/ Após duas horas: até 25 mm;
Homens: Valor do VHS= idade/2 – Após uma hora: até 8 mm/ Após duas horas: até 20 mm;
Crianças: Valor do VHS =~ 3-13 mm/h.

GD Star Rating
loading...
VHS exame de sangue, Nota: 4.6 de 5 com 33 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados