Usiminas Mecânica Ipatinga

Usiminas Mecânica Ipatinga

Usiminas Mecânica Ipatinga

Sobre a Usiminas Mecânica Ipatinga

A Usiminas Mecânica é uma empresa do ramo siderúrgico de alcance global. Em 2009, a empresa se reestruturou e passou a operar em quase toda cadeia produtiva do aço. Hoje ela atua na mineração e logísticas, na siderurgia, transformação do aço e em bens de capital. Assim, a empresa agrega o valor do aço e oferece soluções para atender às mais exigentes demandas do mercado.

A Usiminas é fornecedora de equipamentos e estruturas metálicas para a construção civil, além de provedor de soluções criativas e inovadoras para as indústrias siderúrgica, mineradora, automotiva, energética, petroquímica, naval e infraestrutura. Atualmente, é referência na fabricação sob encomenda de equipamentos, estruturas metálicas, pontes, viadutos, fundidos, forjados, vagões, blanks e montagens industriais.

Unidade Ipatinga

A unidade de Ipatinga, equipamentos modernos para a fabricação de blanks, utilizando os processos de corte através de oxicorte, plasma, laser, tesouras para corte mecânico e linhas de chanfros, linhas de prensas dobradeiras e calandras para conformação. Blanks são peças de aço utilizadas em construções de grande porte.

A USIMINAS de Ipatinga possui ainda com duas linhas de prensas com alimentador e desbobinador de 350 toneladas e uma prensa de 1500 toneladas para a produção de blanks circulares. Há também uma linha de prensa de 400 toneladas para estampagem de peças e corte de platinas, além de ferramentaria para manutenção e fabricação de estampos.

A Ferramentaria da Usiminas de Ipatinga conta com os seguintes equipamentos: Centro de Usinagem Vertical Mazak Mazatech V 655/60, Eletroerosão por Penetração, Retífica Cilíndrica Universal, Frezadora Ferramenteira ISSO 30 (Bridgeport), Mandrilhadora Convencional com Mesa Giratória (Shibaura), Retífica Tangencial Plana Estação Supervisora CAD/CAM e Máquina de Tridimensional Mistral – DEA. São todos equipamentos utilizados na transformação do aço.

Qualificação dos operários

Por se tratar de uma unidade relativamente nova e com trabalhadores também novos na empresa, a Usiminas está investindo em cursos para seus profissionais. Ela já promoveu um curso de Informática, visando a inclusão digital. Conforme informado pela Assessoria da empresa, essa é também uma forma de capacitar o profissional para o futuro, quando computadores serão utilizados para operar a produção.

Outra ação da Usiminas é o projeto Educar – Educação Corporativa Usiminas. O projeto reúne diversas atividades orientadas à qualificação e capacitação dos empregados da Companhia. Os cursos da Educar são de educação continuada, como ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação e língua inglesa, até treinamentos customizados à realidade da empresa.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados