Unibanco – tudo sobre o Banco Unibanco

Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco

Unibanco

Originado pelo nome de União de Bancos Brasileiros, o Unibanco foi fundado em 1924 no município de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, e ainda trabalha nas cidades que ainda tem suas agências, sendo que sua razão social continua a ser emitida como “União de Bancos Brasileiros S.A”.

História do Unibanco

Devido à aliança com o Banco Agrícola Mercantil em 1967, surge a União de Bancos Brasileiros ou Unibanco como era popularmente chamado. Com várias empresas fazendo parte do conglomerado, todas receberam a denominação de Unibanco e em 1983 a sede da empresa passou a ser localizada no Edifício Unibanco, perto do Jockey Club e do Shopping Eldorado da cidade de São Paulo.

Problemas de identidade do Unibanco

Como o Unibanco era formado por outras companhias como o Banco Nacional, o Banco Bandeirantes e o Fininvest, ele tinha um sério problema de identidade, sendo que por vezes era popular e em outros momentos voltava sua atenção para o público de classe alta. Até o seu slogan “Nem parece Banco” foi criticado, pois não mostrava a identidade real do banco.

Devido a esses problemas, a instituição bancária passou a ser comandada por Pedro Moreira Salles, que assumiu o cargo de presidente executivo e mudou algumas diretrizes do banco no ano de 2004, demitindo quase todos os administradores da empresa. Com o aumento de quase 75% das suas ações na Bovespa em 2005, parecia que a estratégia de Salles havia dado certo, porém com a crise de 2008, o Unibanco foi a única companhia desse setor que teve especulações em relação a sua liquidez.

Aliança com o Itaú

Ainda com o mesmo slogan “Nem parece Banco”, no dia três de novembro de 2008 o Unibanco firmou uma união com o banco Itaú e juntos formam, atualmente, o Itaú Unibanco Múltiplo Banco. A aliança entre as duas instituições bancárias deu-lhes o título de maior holding financeira do hemisfério sul, que inclui companhias como o PontoCred, uma união com o Ponto Frio, o Unibanco Seguros e Previdências, o Hipercard, em associação com o Waltmart, o Tricard, o Banco Dibens, o Unicard, o Fininvest (CDC) e o Luizacred, em união com o Magazine Luiza.

Durante o processo de fusão das duas empresas, as agências físicas do Unibanco acabaram saindo do mercado e por isso, muitas pessoas acreditam que o Itaú comprou o Unibanco. No entanto, a denominação Unibanco não é tão utilizada, pois o Itaú é mais conhecido pela população brasileira, fazendo com que atraia mais clientes.

Instituto Unibanco

Além de ser um banco reconhecido nacionalmente, o Unibanco também utiliza de sua popularidade para auxiliar a população brasileira, principalmente os jovens do ensino médio, pois acredita que são essas pessoas que irão mudar o mundo. O Instituto Unibanco foi criado com o objetivo de unir métodos, tecnologias e ações que proporcionem às instituições com Ensino Médio um modo de gestão inovador e totalmente concentrado em resultados. Devido aos trabalhos da Instituição, cerca de 69.000 estudantes de 86 colégios estudaram sob a validade do Jovem do Futuro, um dos programas sociais do Unibanco.

Fotos

Confira Fotos do Unibanco:

Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco

GD Star Rating
loading...
Unibanco - tudo sobre o Banco Unibanco, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Unibanco – tudo sobre o Banco Unibanco"

  1. miriam 11/12/2008 às 23:57

    quero saber quais problemas gerado pela fusao?