UFG jatai

links patrocinados

UFG jatai

UFG jatai

A Universidade Federal de Goiás, ou simplesmente UFG, é a maior instituição de ensino superior do estado de Goiás. Fundada em 1960, a universidade possui quase 20 mil alunos em cursos de graduação e perto de 2500 na pós-graduação. O corpo docente da universidade supera a marca de 2000 professores.

Embora tenha sido criada em 1960, a UFG possui origens anteriores. A universidade foi criada a partir de outras faculdades que já existiam em Goiás. Por isso, a UFG tem um caráter fortemente descentralizado. Sua sede está localizada na capital, Goiânia, mas existem campi em outras sete cidades goianas: Rialma, Pirenópolis, Catalão, Firminópolis, Goiás, Mineiros e Jataí.

Campus de Jataí

Localizada na região sudoeste de Goiás, a cidade de Jataí possui quase 90 mil habitantes. A economia da região é baseada na produção de uma grande variedade de gêneros alimentícios. Em 2004, a cidade foi considerada a maior produtora de milho do Brasil.

Não é à toa que o campus da UFG em Jataí possua cursos como Agronomia e Engenharia Florestal. Entretanto, os cursos vão muito além das atividades agrárias. Ao todo são 22 cursos de graduação voltados para diferentes áreas do conhecimento, como Direito, Fisioterapia, Enfermagem, História, Matemática e Letras.

História

Assim como centenas de outros campi espalhados pelo país, o de Jataí foi criado no início da década de 1980, no contexto da interiorização da educação pública superior no país. Inicialmente foram oferecidas apenas 90 vagas, espalhadas entre os cursos de Química, Física e Matemática. Em 1982, a Prefeitura do município doou um prédio para a UFG, e teve início a expansão do campus na cidade.

Atualmente o campus de Jataí possui duas unidades no município: a Unidade Jatobá, mais afastada da cidade, abriga os cursos de ciências biológicas e das áreas de saúde, ciências exatas e ciências agrárias. Já a Unidade Riachuelo, no centro de Jataí, recebe os cursos de humanas.

Mais informações

Para conhecer mais sobre a estrutura do campus da UFG em Jataí, acesse o site da instituição. Se você deseja se matricular em algum dos cursos oferecidos em Jataí, fique atento à divulgação das datas dos processos seletivos. Para mais informações, ligue para (64) 3606 8200.

Vestibular UFG 2012 - Provas e resultado do Vestibular UFG

Vestibular UFG 2012 – Provas e resultado do Vestibular UFG

Sobre o UFG 2012

A Universidade Federal de Goiás, UFG, é uma universidade brasileira cujo slogan é ensino público e de qualidade. A universidade nasceu em 1960 a partir da junção de cinco escolas de nível superior de Goiânia. Eram elas a Faculdade da Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, o Conservatório de Música, a Faculdade de Medicina e a Escola de Engenharia.

A criação da UFG foi um marco para o surgimento de profissionais qualificados oriundos da própria região Centro-Oeste do Brasil, uma vez que anteriormente a maior parte da mão-de-obra qualificada chegava à região vindo de outras partes do país.

Hoje, além de contar com dois campi na capital do estado, a UFG tem mais unidades: o Campus Catalão, Campus Jataí e o Campus Cidade de Goiás. Fazendo com que, no total, a Universidade Federal de Goiás, através de seus cursos de graduação, consiga abranger todas as áreas (ciências, exatas e biológicas) do conhecimento.

Enem

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é mais um recurso que os candidatos do vestibular da UFG podem usar. A pontuação final dos candidatos é uma soma entre os pontos obtidos na primeira fase, a nota do Enem do ano anterior (somente da prova de conhecimentos específicos) e a pontuação obtida na segunda etapa do vestibular.

Inscrições

As inscrições para ingressar no vestibular da federal de Goiás acontecem entre o final do mês de setembro e o meio de outubro. O candidato poderá inscrever-se somente pela internet e serão responsáveis pelo pagamento da taxa de inscrição.

Lembrando que no momento da inscrição, os estudantes deverão declarar se desejam utilizar a nota do Enem ou não. Deverão também indicar em qual língua estrangeira serão avaliados, as opções são espanhol, francês e inglês.

Prova

Como já foi dito, o vestibular da UFG é dividido em duas fases. A exceção são os candidatos que optarem pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Música (licenciatura), Música (bacharelado) e Musicoterapia, que ainda a Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos.

A primeira fase de avaliações é composta por questões de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira moderna, Língua Portuguesa, literatura brasileira, matemática e química. O número total de questões é 90, das quais pelo menos 32 apresentam uma abordagem interdisciplinar.

As provas da segunda etapa variam por grupo de curso (humanas, exatas e biológicas). Cada questão da prova valerá 5 pontos e a nota da prova de redação pode variar entre 0 e 40 pontos.

GD Star Rating
loading...
UFG jatai, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados