Ubatuba SP – São Paulo

links patrocinados

Ubatuba SP – São Paulo

Ubatuba SP – São Paulo

Localizado na microrregião de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, Ubatuba é um dos municípios paulistas considerados estâncias balneárias, já que cumpre determinados requisitos definidos por lei estadual.

Ubatuba possui cerca de 80 mil habitantes, que ocupam um território municipal de cerca de 710,783 quilômetros quadrados. 83% deste território, contudo, está localizado no Parque Estadual da Serra do Mar. A densidade demográfica local é de 110,87 habitantes por quilômetro quadrado.

Por conta do seu status de estância balneária, Ubatuba recebe uma verba maior do governo estadual, o que permite o desenvolvimento de vários setores da economia, sobretudo o turismo. Por causa disso, milhares de turistas passam por Ubatuba todos os anos, para aproveitar as praias belíssimas que o lugar oferece, além de toda a estrutura e conforto da hotelaria regional.

Ubatuba faz fronteira com os municípios de Cunha, Parati, Caraguatatuba, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga, cuja maioria também explora o turismo como atividade essencial para a economia. Logo, quem vai visitar Ubatuba também acaba passeando nos seus arredores e conhecendo toda a beleza de uma região.

Ubatuba em números

O IDH do município de Ubatuba gira em torno de 0,795, de acordo com o censo de 2000 do IBGE. Já o PIB local é de R$ 723 522,919 mil (dados de 2008), o que dá um PIB per capital de R$ 10,404 04 (dados de 2009).

Praias de Ubatuba

O município tem mais de 80 praias distribuídas pela faixa litorânea. Algumas das mais conhecidas entre turistas do mundo todo são Itamambuca, Praia Vermelha, Praia Grande, Enseada, Pequerê, Maranduba e Saco da Ribeira. Ela também conta com belíssimas ilhas, como a Ilha das Couves e a Ilha Anchieta.

Por causa de sua geografia, Ubatuba é bastante frequentada por esportistas náuticos. Os principais esportes praticados no local são Surfe e Vela, e para estes esportes o município organiza torneios todos os anos, para atrair cada vez mais gente.

Praias de Ubatuba

Praia de Ubatuba

Sobre as Praias de Ubatuba

Ubatuba é uma cidade litorânea do estado de São Paulo que possui diversas praias e está localizada na parte norte do estado. De acordo com dados do Censo 2010, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui pouco mais de 78 mil e 800 habitantes. O município é um dos 15 existentes em São Paulo que são considerados instâncias balneárias.

Praias

A instância balneária de Ubatuba possui mais de 80 praias espalhadas pela sua costa. Algumas das praias destas praias são: Perequê, Grande, Lázaro, Vermelha, Enseada, Saco da Ribeira, Maranduba, Logoa, Logoinha, Fazenda, Tenório, Sununga, Mansa, Matarozzo e Itamambuca.

Na praia Grande, o turista vai se deparar com 1,8 km de extensão de praia, com areia fina e ótimo espaço para tomar sol e praticar body board e surf. Ela é uma das praias mais movimentadas de Ubatuba, atraindo públicos bastante diferentes – desde famílias até grupo de amigos. A praia Grande fica próxima ao centro da cidade e conta com uma excelente estrutura de hotéis e pousadas.

Algumas das hospedagens que o turista pode encontrar na praia Grande são: Solar dos Colibris, Hotel Coquille, Pousada Morada da Praia, Pousada Peixes do Mar, Ubamar, Pousada Vison, Água Viva Flats, entre outros.

Já na praia do Lázaro encontra-se mar calmo, com águas cristalinas, areia fina, mas firme. Dela é possível visualizar o Pico do Corcovado, bastante famoso na região. A praia é bastante sombreada, pois possui diversas árvores até chegar à areia. Quem opta por passar um dia na praia do Lázaro ganha ainda mais duas praias no pacote: a Domingas Dias e Sununga.

Isso porque a praia do Lázaro fica ao meio destas duas. A praia de Domingas Dias está localizada ao lado direito, onde o turista vai encontrar um lugar charmoso com paisagens deslumbrantes. Ao lado esquerdo fica a praia de Sununga, onde existem quiosques à beira mar e também onde fica a ‘Gruta que Chora’.

A praia do Lázaro é bastante procurada por quem gosta de praticar esportes e também é indicada para quem gosta de ficar curtindo o tempo livre nos bares em frente ao mar. Existem várias opções de hotéis e pousadas, como a Pousada Ana Doce, Solar das Águas Cantantes, Flats do Opa, Pousada Casa Caiada, entre outros.

Pesquisar
Artigos Relacionados