Tratamento de esgotos

Tratamento de esgotos

Tratamento de esgotos

Sobre o Tratamento de esgotos

Todas as residências, bem como as indústrias espalhadas por todo o Brasil, liberam alguns resíduos (líquidos e sólidos) na natureza que necessitam de um tratamento adequado. O tratamento serve para que sejam removidas as impurezas dos esgotos, para que possam ser devolvidos, posteriormente, à natureza sem causar nenhum tipo de dano ambiental ou prejuízo à saúde humana.

Normalmente, dependendo do tipo de resíduo, a própria natureza se encarrega de decompor a matéria orgânica, que pode ser encontrada nos rios, lagos e mares. Embora isso aconteça com freqüência, a grande parte dos esgotos, sejam eles domésticos ou industriais, necessita de tratamento, pois apresentam suas características naturais alteradas.

Processo de Tratamento de esgotos

O processo de tratamento de esgotos é dividido em quatro fases: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário. Vale ressaltar que este processo é imprescindível para o meio ambiente, pois todo o processo se caracteriza pela eficácia e rapidez com que os resíduos são tratados, não prejudicando a natureza.

Na primeira fase do tratamento de esgoto, designado de pré-tratamento, o esgoto é submetido aos processos de separação dos sólidos mais prejudiciais. É nesta primeira fase que o esgoto é preparado para as etapas seguintes. Após esta primeira fase, o esgoto já apresenta um aspecto mais razoável, mas ainda possui suas características poluidoras. É na segunda fase que o tratamento começa, literalmente. Nesta etapa, a matéria poluente é separada da água por um processo químico chamado de sedimentação. Nesta hora, pode-se ou não adicionar agentes químicos.

Na terceira fase, ocorre um processo biológico, onde as matérias orgânicas, ou seja, os poluentes são consumidos por microorganismos, em reatores biológicos. Como resultado deste processo, o esgoto saído deste mesmo reator contém um número bastante reduzido de matéria orgânica. Por último e antes de lançar o esgoto tratado na natureza, é preciso fazer a desinfecção das águas tratadas para serem removidos os organismos patogênicos ou até mesmo alguns nutrientes.

GD Star Rating
loading...
Tratamento de esgotos, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados