TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês

links patrocinados

Sobre TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês

TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês

Muito se fala ultimamente em qualidade. Qualidade nos serviços, qualidade de produção e qualidade na satisfação dos clientes são as principais buscas das empresas de hoje. O problema é que ser uma empresa com controle efetivo de qualidade é muito difícil, envolve engajamento de toda a corporação, envolve custos, envolve mão de obra, medidas e monitoramento constantes.

Em busca disso, cada vez mais profissionais vêm buscando cursos técnicos em qualidade, especializações, MBA’s e consultorias profissionais no assunto. Em comum em todas essas opções é o maior estudo de qualidade existente, o TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês.

O que é TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês

O TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é uma técnica criada pelos japoneses após a segunda guerra mundial. Sua primeira atuação foi chamada de Círculos de Controle da Qualidade. Foi difundida para outros países do Ocidente na década de 1970. Foi o início para o que chamamos hoje de controle de qualidade baseado na norma ISO 9001:2008.

O TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês baseia-se em administrar todas as esferas da empresa e sua produção, controlando o seu processo para obter a satisfação dos clientes. A técnica sugere diversas maneiras de controle com ferramentas, programas e métodos específicos.

Qual é o objetivo da técnica japonesa TQC – Controle de Qualidade?

O objetivo do TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é controlar a produção da empresa de forma a obter o seu produto ou serviço final pelo menor custo possível e com a melhor qualidade agregada.

Esses objetivos são baseados nos requisitos e na satisfação dos clientes da empresa. Entra nesses objetivos, a diminuição de perdas no processo, a checagem da qualidade da matéria prima utilizada e um menor tempo de produção.

Principais programas utilizados no TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês

A maioria das empresas que buscam um Controle de Qualidade Total – TQC dos japoneses começa pela implantação de um programa base para a qualidade: o programa 5S. É chamado dessa maneira porque representa as letras iniciais de cinco palavras ou sensos japoneses. Os sensos de seiton (arrumação), seiri (descarte), seiketsu (higiene), seiso (limpeza) e shitsuke (disciplina). Na implantação deste programa a empresa necessita da mobilização de todos os funcionários.

O objetivo é conscientizar a empresa para a mobilização da qualidade, começando pela organização dos espaços, a identificação das coisas, setores e máquinas e principalmente da disciplina no ambiente de trabalho. Essa mobilização promove a qualidade, pois diminui o tempo de procura de objetos e ferramentas, por exemplo.

Outro programa importante na implantação do TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é o Programa de Melhoria Contínua. Neste, o objetivo é conhecer e delimitar o papel e as tarefas de cada funcionário no processo de produção. Isso pode ser feito inicialmente com um quadro de atividades, por exemplo. A representação gráfica do processo total da empresa ajuda a repassar aos funcionários a importância de sua função. Através de um fluxograma também é possível mapear cada etapa do processo para poder identificar onde estão os maiores problemas, onde estão os melhores desempenhos, onde há falhas ou perdas.

Com isso é possível agir em cima do problema, pois se sabe onde se deve trabalhar com a tratativa. A melhoria contínua é um processo que não acaba nunca, pois sempre é possível melhorar os resultados e o desempenho das empresas.

Empresa com qualidade é diferencial no mercado

Hoje o selo de qualidade ISO 9001 ou apenas um controle como o TQC – Controle de Qualidade Total como o do estilo japonês, é muito almejado pelas empresas porque abre portas. Todo mundo prefere adquirir um produto ou serviço que tenha uma garantia de qualidade e que foi fabricado com padrões de controle.

A qualidade vem sendo muito valorizada, agregando valor para as empresas, pois o resultado de um controle de qualidade é produto bom, menos custo de fabricação, mais vendas e maior satisfação dos clientes.

Fotos

Confira Fotos sobre TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês:

Controle de Qualidade TQV O que é controle de qualidade total Importância do TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês Como fazer TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês

Pesquisar
Artigos Relacionados