TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês
Muito se fala ultimamente em qualidade. Qualidade nos serviços, qualidade de produção e qualidade na satisfação dos clientes são as principais buscas das empresas de hoje. O problema é que ser uma empresa com controle efetivo de qualidade é muito difícil, envolve engajamento de toda a corporação, envolve custos, envolve mão de obra, medidas e monitoramento constantes.
Em busca disso, cada vez mais profissionais vêm buscando cursos técnicos em qualidade, especializações, MBA’s e consultorias profissionais no assunto. Em comum em todas essas opções é o maior estudo de qualidade existente, o TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês.
O que é TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês
O TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é uma técnica criada pelos japoneses após a segunda guerra mundial. Sua primeira atuação foi chamada de Círculos de Controle da Qualidade. Foi difundida para outros países do Ocidente na década de 1970. Foi o início para o que chamamos hoje de controle de qualidade baseado na norma ISO 9001:2008.
O TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês baseia-se em administrar todas as esferas da empresa e sua produção, controlando o seu processo para obter a satisfação dos clientes. A técnica sugere diversas maneiras de controle com ferramentas, programas e métodos específicos.
Qual é o objetivo da técnica japonesa TQC – Controle de Qualidade?
O objetivo do TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é controlar a produção da empresa de forma a obter o seu produto ou serviço final pelo menor custo possível e com a melhor qualidade agregada.
Esses objetivos são baseados nos requisitos e na satisfação dos clientes da empresa. Entra nesses objetivos, a diminuição de perdas no processo, a checagem da qualidade da matéria prima utilizada e um menor tempo de produção.
Principais programas utilizados no TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês
A maioria das empresas que buscam um Controle de Qualidade Total – TQC dos japoneses começa pela implantação de um programa base para a qualidade: o programa 5S. É chamado dessa maneira porque representa as letras iniciais de cinco palavras ou sensos japoneses. Os sensos de seiton (arrumação), seiri (descarte), seiketsu (higiene), seiso (limpeza) e shitsuke (disciplina). Na implantação deste programa a empresa necessita da mobilização de todos os funcionários.
O objetivo é conscientizar a empresa para a mobilização da qualidade, começando pela organização dos espaços, a identificação das coisas, setores e máquinas e principalmente da disciplina no ambiente de trabalho. Essa mobilização promove a qualidade, pois diminui o tempo de procura de objetos e ferramentas, por exemplo.
Outro programa importante na implantação do TQC – Controle de Qualidade Total no estilo japonês é o Programa de Melhoria Contínua. Neste, o objetivo é conhecer e delimitar o papel e as tarefas de cada funcionário no processo de produção. Isso pode ser feito inicialmente com um quadro de atividades, por exemplo. A representação gráfica do processo total da empresa ajuda a repassar aos funcionários a importância de sua função. Através de um fluxograma também é possível mapear cada etapa do processo para poder identificar onde estão os maiores problemas, onde estão os melhores desempenhos, onde há falhas ou perdas.
Com isso é possível agir em cima do problema, pois se sabe onde se deve trabalhar com a tratativa. A melhoria contínua é um processo que não acaba nunca, pois sempre é possível melhorar os resultados e o desempenho das empresas.
Empresa com qualidade é diferencial no mercado
Hoje o selo de qualidade ISO 9001 ou apenas um controle como o TQC – Controle de Qualidade Total como o do estilo japonês, é muito almejado pelas empresas porque abre portas. Todo mundo prefere adquirir um produto ou serviço que tenha uma garantia de qualidade e que foi fabricado com padrões de controle.
A qualidade vem sendo muito valorizada, agregando valor para as empresas, pois o resultado de um controle de qualidade é produto bom, menos custo de fabricação, mais vendas e maior satisfação dos clientes.
Fotos
Confira Fotos sobre TQC Controle de Qualidade Total no estilo japonês: