Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3

links patrocinados

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3

Sendo a terceira e última parte sobre o assunto, confira mais informações sobre o fechamento dos 12 tipos de unidades de conservação ambiental, com os quatro últimas exemplos que faltavam na lista.

Nona categoria de conservação entre os 12 tipos

9- Reserva Biológica: a nona categoria entre os tipos de unidades de conservação ambiental são as reservas biológicas, cujo conceito pode se assemelhar um pouco com a de estação ecológica. O que ocorre é que esse tipo de área é criado essencialmente para proteger as vidas que ali habitam, seja ela animal ou vegetal, assim como conservar os recursos naturais presentes em sua forma integral.

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3 Conheça os Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3

Diferente de outros locais mais abertos ao público interessado na visitação, esse tipo de reserva não é aberta para passeios do público, mas podendo ter a autorização de entrada para pesquisadores e pessoas que tratam da educação sobre a natureza. Como um dos tipos de unidades de conservação ambiental, um exemplo é a reserva biológica da Serra do Japi (São Paulo) e a de Bosque Nuboso Monteverde (Costa Rica).

Conheça os Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3

Tipos de unidades de conservação ambiental: sobre o décimo exemplo

10- Floresta Nacional: Como o próprio nome já diz, essa categoria de preservação é sempre de domínio público e nunca privado. Entre os tipos de unidades de conservação ambiental, esse local é também usado basicamente para uma manutenção mais sustentável de sua natureza e a preservação da vida.

Entretanto, ele é criado também para que haja uma interação com pesquisas, além de que ainda pode ser usado para a exploração ecológica de seus recursos naturais. A Floresta Nacional de Ipanema (São Paulo) e a Floresta Nacional de Carajás (Pará) também se encaixam entre os tipos de unidades de conservação ambiental.

Tipos de unidades de conservação ambiental

Décima primeira categoria de conservação presente na legislação brasileira

11- RPPN (Reservas Particulares de Patrimônio Natural): Já esses locais se caracterizam por geralmente terem belas paisagens ou serem um lugar de muita importância, de alguma forma. Sendo outra categoria entre os tipos de unidades de conservação ambiental, são sempre áreas de caráter privado, como o próprio nome já sugere.

Como um dos tipos de unidades de conservação ambiental, também pode ser usado para o ecoturismo e as atividades que envolvem lazer e educação. Alguns exemplos que podem ser citados é a Reserva Particular de Patrimônio Natural Frei Caneca (Pernambuco) e a RPPN Seringal Triunfo (Amapá).

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 3 - saiba mais

Tipos de unidades de conservação ambiental: último tipo de unidade

12- Reserva de Desenvolvimento Sustentável: na lista dos tipos de unidades de conservação ambiental, a última categoria a ser apresentada é a das Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Esses espaços têm como principal objetivo atuarem na preservação das pessoas que ali habitam e podem usar do local para sobreviverem.

Como nessa reserva vivem populações, seu acesso é permitido para todos que queiram visitar. Esse tipo de local pode ser exemplificado com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Ponta do Tubarão, (Rio Grande do Norte) a de Itatupã – Baquiá (Pará) e a do Rio Iratapuru (Amapá).

Pesquisar
Artigos Relacionados