Tipos de pisadas
Andar e correr não é assim uma tarefa tão simples, já que existem aspectos de nosso próprio corpo que muitas vezes não percebemos. Para prevenir possíveis lesões e problemas com a escolha errada do tênis, confira quais os tipos de pisadas existem e saiba identifica-las.
Pisada no estilo pronada
Muitas pessoas não possuem uma pisada que chamamos de “reta”, ou seja, possuem alguma distinção na hora de colocar os pés no chão, o que se trata de algo totalmente normal para o ser humano. Entre os tipos de pisadas existentes é possível que o indivíduo tenha a pronada, quando os tornozelos tendem a ir para dentro.
Nesse caso, a possibilidade de ter algum tipo de lesão ao pratica esportes ou mesmo fazendo caminhadas se torna maior com o calçado errado, podendo trazer até mesmo outros problemas em partes do corpo longe do pé, como a coluna e joelhos. Na lista dos tipos de pisadas, se você se encaixa nessa categoria, preste atenção nas dicas lá em baixo.
Tipos de pisadas: sobre a pisada supinada
Na lista dos tipos de pisadas, a segunda categoria é a supinada, quando ocorre exatamente o contrário da pronada. Quem pisa dessa forma também está fazendo da forma errada, mas novamente, essa uma característica normal que varia do formato de cada pé. Assim, os tornozelos tendem a ir ligeiramente para fora, por causa que a parte externa do calcanhar é a que é mais impulsionada.
Esse estilo de pisar está mais relacionado às pessoas que possuem pés mais convacos, na qual os ossos tendem a ficar mais curvos, o que impede que a pisada normal seja realizada. Entre os tipos de pisadas, também é preciso de atenção especial na hora de comprar o seu calçado.
E quando os pés pisam de forma normal?
Entre os tipos de pisadas que existem, já a pisada considerada como “normal” é aquele em os pés geralmente possuem formato padrão e consegue tocar o chão de forma equilibrada. Assim, o peso do corpo fica bem distribuído em ambas as partes dos pés, o que causa uma maior estabilidade na pisada e menos chances de lesões.
Também podendo ser chamada de “neutra” na lista dos tipos de pisadas, a primeira parte que toca o chão é a da frente, seguido pelos calcanhares. Não que esse tipo de pé não precise de tênis específicos, mas é mais fácil encontrar calçados que sejam confortáveis para passear ou praticar esportes.
Tipos de pisadas: o que isso interfere na compra dos calçados?
Saber qual o desses tipos de pisadas é o seu é essencial para a escolha dos calçados, principalmente quando se diz respeito aos tênis e, mais principalmente ainda, quando se trata de tênis para a prática de esportes.
Procure sempre modelos com tecnologia de amortecimento para diminuir o impacto, além de conferir os quesitos de estabilidade e controle de movimento. Caso esteja com muitas dores nos pés ou coluna e não consiga encontrar um calçado que fique confortável, procure um ortopedista.