Tipos de azeite

links patrocinados

Tipos de azeite

O azeite de oliva é um alimento que, quando consumido com moderação, traz diversos benefícios para o corpo humano. Mas será que todos os produtos presentes nas prateleiras dos supermercados são iguais? Confira quais são os tipos de azeite disponíveis no mercado.

Azeite extra-virgem: o mais indicado para o consumo

Tipos de azeite Conheça os Tipos de azeite

Entre os tipos de azeite, o mais saudável e nobre entre todos é o extra-virgem, que também possui um preço um pouco mais elevado em relação aos outros tipos. A sua acidez é ideal, nunca passando do 1%, sendo que este produto apresenta um sabor muito mais acentuado do que os outros de outras categorias.

Ele não sofre nenhum tipo de processo químico até chegar à mesa do consumidor e é muito indicado contra doenças do coração e contra o colesterol ruim, por exemplo. Sendo o mais nutritivo entre os tipos de azeite, o extra-virgem é prensado em um procedimento frio e é o primeiro óleo extraído da azeitona.

Confira os Tipos de azeite

Tipos de azeite: puro e virgem

Já o azeite virgem também é chamado de puro e está entre os tipos de azeite que também é benéfico ao organismo humano. Uma diferença entre essa categoria do produto e o extra-virgem é a sua acidez na composição. Enquanto o extra possui até 1% de acidez, ao puro é conferido entre 1% e 2%. Vale lembrar que esta é a porcentagem máxima do ácido que um produto deste pode conter para ser considerado um azeite de oliva de verdade.

Entretanto, entre as características que também o diferem do tipo mais nobre está o preço no supermercado, bem mais em conta do que o primeiro. Apesar disso, o seu sabor também possui um sabor acentuado, mas diferente dos outros tipos de azeite citados mais abaixo. O seu óleo é o segundo a ser extraído da azeitona.

Saiba as Tipos de azeite

Azeites que passam pelo processo de refinação

Entre os tipos de azeite também está o azeite refinado, que tem como principal componente a sua acidez, que ultrapassa os 2% permitidos para o produto ser considerado puro. Isso quer dizer que o óleo passa pela indústria antes de chegar ao consumidor, o que acarreta a perda de suas propriedades benéficas ao organismo.

Além disso, ele também acaba perdendo em sabor, textura e no próprio aroma digno de um puro azeite de oliva. Geralmente é mais indicado para fazer frituras, já que ainda pode ser mais saudável do que outros tipos de óleo. Sendo um dos tipos de azeite presentes no mercado, é sempre bom ler a embalagem antes de comprar.

Tipos de azeite - saiba mais

Tipos de azeite: sobre o azeite composto

Entre todos os tipos de azeite, esse produto é o menos recomendado para o consumo nas refeições. O azeite composto não é puro, sendo obtido a partir do produto refinado e de outros tipos de óleos vegetais, como o próprio óleo de soja. Ele é encontrado bem mais barato para comprar, só que não possui o gosto característico de um azeite de oliva. Apesar de ser um dos tipos de azeite, também não possui os nutrientes do puro.

Pesquisar
Artigos Relacionados