Teste de Profissão

links patrocinados

Teste de Profissão

Teste de Profissão

Sobre o Teste de Profissão

Decidir que curso de ensino superior seguir não é tarefa fácil para ninguém. A não ser que você tenha recebido uma mensagem divina, esta escolha, muitas vezes, deixa os estudantes bastante atordoados.

Primeiramente, você deve pensar nas matérias do ensino médio e verificar com qual delas você se identificou mais. Você deve perceber quais são as suas verdadeiras vontades e ambições pessoais. Por exemplo, pensar que você está no seu local de trabalho pode ser uma boa dica. O lugar que você se encontra, ou pelo menos imagina, diz muito sobre suas vontades.

Tente separar os seus gostos, como ‘Eu gosto de escrever’, ou ‘Eu gosto de fazer contas’, ou ‘Experimentos científicos me atraem’. Com esses exemplos bastante simples, você pode ter um indicativo de que curso você deve fazer em uma universidade.

Se, mesmo assim, você ainda se encontra com dúvidas sobre sua vida profissional, não se preocupe. Uma das alternativas para quem ainda não sabe ao certo o emprego ideal são os testes profissionais.

Fazendo o Teste de Profissão

Os testes profissionais podem ser feitos de duas maneiras. A primeira maneira, mais simples e até mais barata (para não dizer de graça), é através de livros e sites na internet, respondendo às questões apresentadas. A segunda, no entanto, é um pouco mais trabalhosa e depende da ajuda de outro profissional: é quando o teste de profissão é feito por um psicólogo.

Vale ressaltar que, em ambos os casos, o candidato se aproxima de um resultado mais indicado para ele. No entanto, os resultados não são irrefutáveis, ou seja, são apenas um indicativo do que seria mais apropriado para cada pessoa. Leve sempre em consideração os seus gostos e vontades.

Teste Vocacional Grátis

Teste Vocacional Grátis

Sobre o Teste Vocacional Grátis

Você que está cursando o ensino médio, ficando mais velho e responsável, com a cobrança dos pais para ingressar em uma universidade, preferencialmente pública, e de qualidade. As provas de vestibular estão chegando e a dúvida surge: o que quero ser quando crescer?

Este momento de decidir que rumo dar à vida é, realmente, muito complicado e importante, pois é o seu futuro que está em jogo. É claro que se errar na primeira escolha da profissão, nunca é tarde para começar de novo. Mas, para evitar este tipo de situação, os testes vocacionais podem ser de grande valia.

Os testes vocacionais, com certeza, ajudam e orientam o candidato a escolher melhor a profissão que deseja seguir futuramente, de acordo com o seu próprio perfil. Vale ressaltar ainda que este tipo de teste ajuda qualquer pessoa, mas não deve ser utilizado de forma única para definir a profissão que deseja investir.

Importância do Teste Vocacional

Antes de mais nada, é importante ressaltar que é necessário que quem irá fazer o teste reflita antes sobre o que gosta de fazer. Pergunte para si o que quer da vida, quais são seus reais interesses, quais matérias você tem mais facilidade de estudar etc. Em seguida, com o resultado do teste, é possível organizar as idéias e tomar uma decisão mais séria sobre o assunto.

Na internet, diversos sites disponibilizam alguns testes vocacionais grátis. Basta o interessado responder algumas perguntas sobre o que gosta ou tem intenção de fazer, e obter o resultado final. Há casos, ainda, onde psicólogos fazem este mesmo teste, para orientar seus pacientes. No entanto, vale lembrar novamente: o teste vocacional é apenas uma dica, uma orientação. Não precisa, necessariamente, ser levado tão a sério.

Teste de Personalidade

A personalidade do indivíduo humano é um assunto bastante intrigante. Durante os séculos, vários filósofos, sociólogos, antropólogos, psicólogos e outros profissionais tentaram desvendar facetas da personalidade das pessoas, usando-as como objeto de estudo para os acontecimentos sociais.

Até mesmo o próprio indivíduo muitas vezes não sabe dizer como é a sua personalidade e como ela é revelada perante os outros, e isso gera muita dúvida. Na tentativa de clarear este aspecto, muitos sites, veículos de comunicação e autores de livros formularam testes que tentam avaliar a personalidade de cada pessoa.

No que consiste um teste de personalidade

Os testes são baseados em vários aspectos, como comportamento diante de situações específicas, horóscopo, passado do sujeito, aspirações, pensamento positivo ou negativo, relacionamento com outras pessoas, entre várias outras questões.

Nos exemplos mais comuns, é elaborado um conjunto de questões que avaliam várias facetas da identidade, apresentando situações hipotéticas e uma série de respostas possíveis. A pessoa que está fazendo o teste lê e escolhe aquela alternativa que mais se encaixa no seu comportamento.

É importante lembrar que não existem respostas corretas ou erradas nestes tipos de teste. Mas dependendo das respostas escolhidas, o resultado final será diferente. Estes testes podem ser encontrados em revistas sobre comportamento (como a Nova, a Capricho, a Superinteressante, entre outras), e ainda em uma série de sites. Basta digitar “teste de personalidade” em um buscador online que logo vários resultados irão aparecer.

Confiabilidade dos testes

É claro que alguns testes de personalidade tem um embasamento maior do que outros (alguns servem somente para diversão e não tem nenhum tipo de referência psicológica ou comportamental), e é muito difícil definir a personalidade de alguém baseando-se apenas na resposta de uma ou duas dezenas de questões. Mas, a título de auto-conhecimento, eles podem ajudar.

Algo que um teste de personalidade pode fazer, por exemplo, é ajudar o usuário a identificar algum tipo de comportamento não notado por ele mesmo, que pode atrapalhar a vida social, e também indicar o caminho certo, visando o equilíbrio.

GD Star Rating
loading...
Teste de Profissão, Nota: 3.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados