Terapias alternativas para animais de estimação

links patrocinados

Terapias alternativas para animais de estimação

Os animais de estimação são excelentes companhias para pessoas de qualquer idade. Contudo, assim como os seres humanos, eles também precisam de uma série de cuidados, principalmente no que diz respeito à saúde. Por isso, é cada vez mais comum a utilização de terapias alternativas para animais de estimação, formas de tratamento consideradas muito menos invasivas. As terapias alternativas podem ter um caráter preventivo, evitando que doenças se instalem, ou servirem como tratamento para problemas já existentes.

Obviamente, nem todos os problemas podem ser tratados com terapias alternativas. Contudo, situações comuns entre animais de estimação, como ansiedade, estresse e problemas musculares, têm encontrado nas terapias alternativas para animais de estimação uma excelente maneira de se evitar os agressivos tratamentos convencionais. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre estas técnicas.

Terapias alternativas para animais de estimação: homeopatia

Terapias alternativas para animais de estimação Terapias alternativas para animais de estimação - saiba mais

Homeopatia tem como um de seus pilares a crença em que as substâncias naturais são capazes de curar os mesmos sintomas que produzem. Por isso, este sistema utiliza substâncias altamente diluídas, que, no caso dos animais, ajudam a curar diversos tipos de doenças, tanto crônicas como agudas. No caso das doenças crônicas, podemos citar tumores, alergias e insuficiência de órgãos. As doenças agudas, por sua vez, têm como principais exemplos crises respiratórias, cinomose e gastroenterite.

Os florais de Bach, compostos por essências de flores, também têm sido cada vez mais utilizados em animais. A ingestão de poucas gotas destes produtos, diariamente, pode ajudar no combate a problemas psicológicos, como depressão, apatia e ansiedade.

Conheça as Terapias alternativas para animais de estimação

Terapias alternativas para animais de estimação: acupuntura e massagens

A acupuntura é uma técnica que se utiliza de agulhas específicas para restaurar o bem-estar e a saúde de pessoas e também de animais. Este é um tratamento adequado para problemas neurológicos ou musculares (displasia, epilepsia e hérnia de disco, por exemplo). Diferente do que alguns donos de animais de estimação possam pensar, a acupuntura não é um tratamento doloroso para os animais.

As massagens também são ótimas terapias alternativas para animais de estimação, podendo auxiliar no combate a dores musculares e problemas de circulação, dentre outros. Em gatos, que apresentam um alto índice de problemas urinários, as massagens feitas por profissionais podem ajudar a evitar a obstrução da uretra, evitando que o animal tenha de utilizar sondas no futuro.

Confira as Terapias alternativas para animais de estimação

Profissionais

Para que as terapias alternativas para animais de estimação sejam confiáveis, é preciso recorrer ao serviço de profissionais especializados, ou seja, aqueles com formação em Medicina Veterinária e especialização em tratamentos alternativos. A escolha de um bom veterinário é importante porque, antes da utilização de uma terapia alternativa, será necessário fazer um diagnóstico preciso sobre qual problema o animal possui.

Terapias alternativas para animais de estimação - saiba mais

Importante

É importante ressaltar que, assim como em humano, as terapias alternativas para animais de estimação devem ser encaradas como um complemento a tratamentos convencionais, não como um substito. Há casos em que apenas a terapia alternativa pode ser suficiente. Entretanto, somente um profissional qualificado poderá determinar qual a melhor alternativa para seu animal de estimação.

Pesquisar
Artigos Relacionados