Terapia Holística
Terapia Holística
O que é Holismo?
Holismo é um termo que a partir de sua tradução do Grego Holos, significa todo. Este termo passou a ser usado em 1930 e quer dizer que não existe ser humano individual, e sim que cada um é necessário para a existência do todo. Não há parte isolada dentro do universo e sim, partes que constituem um só plano e uma só atmosfera. Assim como árvores unidas geram uma floresta, animais geram a fauna, os seres humanos também geram a raça humana, mesmo que com diferenças.
Portanto para o Holismo não existem plantas, animais e pessoas isoladas. Todos dependem uns dos outros e quando um deles está em desarmonia acontecem os desequilíbrios que podem vir da natureza ou dos seres humanos. Partindo deste pressuposto o ser humano também não é visto como uma junção de órgãos, ossos e células e sim como um todo que une estes elementos, fazendo com que cada um funcione num bem comum.
Quando uma pessoa está mal de saúde, para o holismo é o todo que não está de acordo, isto é, é uma parte deste ser humano que está afetando uma total harmonia. E esta parte pode ser tanto interna ou externa, para isso foram criadas várias técnicas na teoria holística, porque o ser humano é complexo e sua energia depende da energia dos demais.
Sobre a Terapia Holística
Os seres humanos dentre a terapia holística são um só, portanto todas as desarmonias e doenças de uma pessoa se dão pelo mau convívio ou má energias do todo.
Acredita-se neste tipo de terapia que tudo o que acontece de bom ou de ruim para uma determinada pessoa, possui influencia do todo, portanto o objetivo da terapia holística é buscar o autoconhecimento e o equilíbrio para que as doenças e as desarmonias possam ser diluídas.
A terapia holística é constituída por uma série de técnicas, muito difundidas no Brasil inclusive, dentre estas técnicas temos a acupuntura, tai-chi-chuan, do-in, shiatsu, yoga, florais, reiki, massagem bioenergética, etc. As técnicas servem para que o indivíduo possa entrar em contato consigo mesmo, esclarecendo através de dores corporais suas angustias, medos e insatisfações. Acredita-se que na terapia holística, o corpo seja o principal denunciador de quando algo não anda bem.
Os Profissionais do Holismo
É muito importante frisar que nestas técnicas não há um diagnostico clinico do que a pessoa está sentindo, mesmo porque quem trabalha com terapia holística não são médicos são profissionais que avaliam o estado espiritual de um individuo. Nestas técnicas não são usadas medicações e sim extratos, essências e ervas. Os profissionais da terapia são formados a partir de pesquisas e estudos, que envolvem descobrir como se deu a evolução humana e todas as suas nuances.
Os verdadeiros profissionais não incitam o uso de medicações e sim, a única preocupação é o desenvolvimento de técnicas de relaxamento e de entender o seu real processo aqui neste plano, não há tratamentos de doenças e sim tratamento da alma para entender a que tipo de energia o indivíduo esta exposto. Muitas angústias, ansiedades e preocupações acontecem devido a energias negativas e um acúmulo de pensamentos negativos é com isso que a terapia holística trabalha.