Telhado verde: vantagens e como fazer

links patrocinados

Telhado verde: vantagens e como fazer

Telhado verde: vantagens e como fazer

Se é por modismo ou por cuidados com a sustentabilidade, não importa, fato é que ações que protegem o meio ambiente estão cada vez mais comuns. São muitas as ações que estão sendo realizadas até mesmo nas grandes cidades, onde os impactos da natureza são ainda maiores, com o calor excessivo ou mesmo com as enchentes. Com tantas ações nesse sentido, uma das mais inovadoras não só no Brasil, mas já muito comum em alguns outros países é o telhado verde, já ouvir falar? Isso mesmo, não é apenas um nome, mas exatamente o que significa, os telhados verdes feitos de grama estão cada vez mais comuns, além de uma alternativa sustentável também é ponto alto das decorações e da arquitetura em muitos lugares.

Telhado verde como é feito

Essa inovação da arquitetura propõe o cultivo de plantas e até mesmo de árvores sobre casas e edifícios. Para que essa técnica seja possível o local é impermeabilizado e drenado para que o telhado verde possa ser executado. O telhado verde pode ser enriquecido como você preferir, alguns cuidados com a escolha das plantas que sejam mais resistentes ao calor do sol mais próximo e também a chuva devem ser pensados. Pesquise e procure em lojas especializadas de plantas e vai encontrar os tipos adequados de plantas para colocar no seu telhado verde, assim como o tipo de grama que vai colocar formando o enorme ‘tapete verde’. Em algumas cidades de diversos países em todo o mundo, o governo paga subsídios para as pessoas que fazem os telhados verdes em suas casas ou mesmo para os empresários que fazem nos edíficios,o subsídio é abatido dos tributos pagos ao governo.

Vantagens do telhado verde

Telhado verde vantagens e benefícios

Entre muitas vantagens, o telhado verde apresenta espaços novos de área verde em locais altamente urbanizados, diminuem a poluição do meio ambiente, contribuem o conforto da acústica dos edifícios que possuem esse tipo de telhado. Contribuem também com o sistema térmico interno do edíficio, equilibrando calor e frio, sendo que podem reduzir as temperaturas em até quatro graus Célsius. E por consequência do oxigênio em maior escala pelas plantas ele aumenta a umidade no ambiente nos locais próximos do telhado. Muito benéficos a saúde, eles purificam a atmosfera, e mais ainda ele contribui com o paisagismo dos ambientes, deixando os espaços mais bonitos.

Telhado verde- custo e manutenção

Os telhados verdes também podem ser feitos com o objetivo apenas da filtração da água pluvial, vinda das chuvas, porém nesse caso devem ser muito bem planejados porém podem ser feitos em qualquer lugar. A água que deve ser filtrada naturalmente pode ter muitas utilizações em casa.

Telhado verde: custo e manutenção

Porém os telhados verdes também apresentam suas desvantagens, pois apresentam custos para implantar um tanto altos e além disso precisam ser mantidos regularmente. Além disso, se uma equipe especializada não fizer a aplicação e ainda assim se erros forem cometidos, o telhado verde pode se tornar o responsável por umidade e infiltração dentro dos ambientes.

Telhado verde Como fazer um telhado verde

Pesquisar
Artigos Relacionados