Teatro para todos

links patrocinados

Teatro para todos

Teatro para todos

A arte de representar sempre esteve presente na raça humana, ainda na Pré História, os hominídeos se comunicavam através de “representações” visto que a fala e a escrita ainda não tinham sido desenvolvidas.

Na sequencia, os atos começaram a ser apresentados como ritos de passagens e celebrações de comemoração devido as boas intervenções da natureza no cotidiano da agricultura, do extrativismo e da domesticação e criação de animais.

O teatro, da forma como conhecemos hoje, foi instituído na Grécia sendo dividido em tragédia (daí vem o nome da exacerbação de “tragédia grega”, como conhecemos atualmente) e comédia.

Um dos elementos de maior importância no teatro grego eram as máscaras, que tinham a função de esconder o verdadeiro ator, para que assim ele interpretasse sem nenhum tipo de constrangimento.

Teatro

O Teatro e suas Vertentes

Estudos comprovam que o teatro é capaz de mudar a vida de uma pessoa, pois durante uma encenação a pessoa deixa de ser ela própria e torna-se uma personagem, afastando assim as coisas negativas que ocorrem em sua vida, incorporando as características do seu papel.

A liberdade exercida durante os ensaios e também os estudos de um ato, por exemplo, é capaz de dar novos rumos a vida de uma pessoa.

Muitas pessoas leigas no assunto acreditam que arte de encenar funciona da seguinte maneira: ou você tem, ou não. Porém este pensamento esta muito errado, dentro da dramaturgia há vários aspectos e segmentos a serem estudados, a expressão corporal, que é a que resulta na interpretação física (corporal) trabalhando características como personagens mancos, que utilizem cadeira de rodas, ou qualquer outro, pois todos tem uma jeitinho seu de andar, falar e se expressar.

a arte do teatro

A sonoplastia é outro segmento que serve como análise, por mais que o ator não deseje seguir no ramo musical, é muito importante para o teatro que ele saiba o significado dos sons, as entradas nas batidas corretas e saiba tocar alguma coisa, nem que seja um chocalho! A oratória é uma das práticas do teatro, pois a pessoa que decidir seguir no ramo precisa aprender a propagar o som da sua voz de forma eficiente.

Existem outros muito seguimentos como o que compõe o cenário, o figurino dos atores e até mesmo o da arte do improviso, sendo assim, a dramaturgia é uma arte muito complexa que só formará bons atores se estes estudarem muito para atingir a proeza da encenação.

Teatro e suas virtudes

Teatro para Todos

O projeto Teatro para Todos, organizado pela prefeitura do estado do Rio de Janeiro, tem como finalidade levar as pessoas que se encontram em uma faixa de instabilidade social (pessoas que moram em favelas ou estão inseridas no grupo de classe baixa) sendo que muitas vezes estas não concluíram ou estudos ou exercem trabalho infantil, não tendo, portanto acesso a muitas demonstrações culturais como é o caso do teatro.

Visto isso, o Teatro para Todos disponibiliza preços populares para esta classe menos favorecidas.

Teatro como um Exercício

Se você está procurando um exercício diferente para fazer e não gosta de ir pra academia, o teatro pode ser a sua alternativa perfeita, pois além de exercer o corpo, você estará exercitando a mente!

Pecas de teatro Atores de teatro

Pesquisar
Artigos Relacionados