Teatro Guaíra

links patrocinados

Teatro Guaira

Teatro Guaíra

O teatro mais importante do estado do paraná, o Teatro Guaíra, em Curitiba, faz parte do Centro Cultural Teatro Guaíra, uma instituição cultural que é mantida pelo governo do estado que oferece espetáculos musicais, de dança e também de teatro.

Entre as instituições mantidas pelo Teatro Guaíra estão a Orquestra Sinfônica do paraná e também a companhia de dança do Balé Teatro Guaíra. Ambos já conseguiram se apresentar diferentes festivais e contam com apresentações frequentes e gratuitas para todos os paranaenses.

O Teatro Guaíra é composto por um grande complexe arquitetônica que está localizado na Praça Santos Andrade, no coração do centro de Curitiba.

Auditórios Teatro Guaíra

O Centro Cultural Teatro Guaíra conta com quatro auditórios que formam o complexo arquitetônico. O maior dele, conhecido pelo nome “Guairão”, é nomeado Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, tem capacidade para receber 2.173 pessoas, sendo que 1.156 pessoas na plateia, 539 no primeiro balcão e o 478 no segundo.

O segundo maior, o Auditório Salvador de Ferrante, é chamado de “Guairinha” tem capacidade para 504 pessoas. Já o Auditório Glauco Flores de Sá Brito, chamado popularmente de Miniauditório, é o menos, e pode receber 104 pessoas.

O ultimo espaço do Centro Cultural Teatro Guaíra é o Teatro José Maria Santos, um teatro com capacidade de 177 lugares que está localizado foram do complexo da Praça Santos Andrade.

Apresentações Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra recebe as principais apresentações culturais, como shows de artistas internacionais, como o cantor de blues B.B King, o cantos brasileiro Chico Buarque, a apresentação de orquestras, balés e também de peças de teatro. No site do Centro, é possível conferi a lista completa de espetáculos e ainda comprar os ingressos. Acesse!

Festival de Teatro de Curitiba

O Festival de Teatro de Curitiba é um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. A primeira edição do Festival de Teatro de Curitiba ocorreu no ano de 1992, logo na sua estreia o festival já contava com grande nomes como José Celso Martinez, Gabriel, Vilela, Corrêa, Geral Thomas, Antunes Filho e Cacá Rosset. Quando o evento completou 15 anos, já tinham passado por este, mais de 790 peças e cerca de 750 mil espectadores.

Confira mais

Festival de Teatro de Curitiba Teatro de Curitiba

Um dos grandes marcos desse evento é o Troféu Gralha Azul, este premia o teatro curitibano. Em escala nacional, o Festival de Teatro de Curitiba está entre os três principais festivais de teatro do Brasil.

Conheça o Festival de Teatro de Curitiba

Principais Peças do Festival de Teatro de Curitiba de 2014

As principais peças do Festival de Teatro de Curitiba de 2014 são as seguintes: Cais ou da Indiferença das Embarcações de Kiko Marques, Rape of Lucece, de William Shakespeare, com direção de Elizabeth Freestone, Entredentes, que conta com a participação de Edi Botelho, Gerald Thomas e Ney Latorraca, Ricardo III, com a participalão de Mayara Magri e Chico Carvalho, Transgressores de Beto Andreerra e de Wanderley Piras, Jim, com Eriberto Leão no papel principal, interpretando Jim Morrison, Um Réquiem para Antonio, de Gabriel Villela, com a participação de Cladio Fontana e Elias Andreato no elenco, Sonata de Outono, de Daniel Veronese, com case no filme Homônimo de Ingmar Bergman, Quem tem Medo de Virgpinia Woolf, do diretor Edward Albee, com direção de Victos Garcia Peralta, Rózà, de Joana Levi e Martha Kiss Perrone, com base na revolucionária russa Rosa Luxemburgo, Nem Mesmo Todo o Oceano de Cia OmondÉ, A Toca do Coelho, dirigido por Dan Stulbach, com Reynaldo Gianecchini e Maria Fernanda Cândido no elenco, Tumba de Cães, com direção de Marino Jr, vencedora de inúmeros prêmios de destaque no teatro nacional, Gigantes da Montanha, do Grupo Galpão com direção de Gabriel Villela e Espelho para Cego, pela Cia de Teatro dos Novos.

Confira o Festival de Teatro de Curitiba

450 Anos de Shakespeare

No ano de 2014, faz 450 anos que um dramaturgo, se não o próprio, de maior importância mundial faleceu. Como forma de homenagem, para relembrar o brilhantismo do dramaturgo e escritor romântico e polêmico, o Festival de Teatro de Curitiba, trará, além de releituras teatrais, exposições e palestras sobre a genialidade do autor. A primeira semana será a de maior relevância ao teatro shakespeariano, nos dia 27 e 29 de março, o grupo chinela Viajeinmóvel trará a Curitiba Otelo, poderemos conta ainda com The Pare of Lucrece que será uma leitura de um dos poemas mas brilhantes do autor, estes dois espetáculos merecem certo destaque, entretanto, ao todo serão mais de 15 obras, exposições, espetáculos com a temática genial de William Shakespeare.

Festival de Teatro de Curitiba - saiba mais

Não Perca!

Normalmente quando temos algum espetáculo ou festival em nossa própria cidade acabamos perdendo-o, pois estamos tão atarefados no nosso dia a dia que acabamos deixando para depois o entretenimento cultural. Neste ano faça diferente, compre seu ingresso com antecedência e não perca o Festival de Teatro de Curitiba!

Pesquisar
Artigos Relacionados