Taxa de Juros

links patrocinados

Taxa de Juros

Taxa de Juros

As taxas de juros são regulamentadas por órgãos públicos definidos conforme a economia se desenvolve em cada país. No Brasil quem faz a regulamentação das taxas de juros para instituições financeiras é o Banco Central do Brasil, ele que calcula e quais valores devem ser acrescentados a produtos, bens serviços, e em seguida repassa as demais organizações financeiras. Durante o ano os juros podem oscilar de uma hora para outra.

Com essa oscilação nas taxas de juros verifica-se crescimentos de aquisição de produtos, bens e serviços em épocas sazonais, em que determinados períodos do ano os juros estão mais baixos, sendo esta fase propícia para o consumo. Existem determinadas datas anuais, que mesmo quando os juros estão altos o mercado consumidor mantém seu equilíbrio, como em dias antecedentes a páscoa e ao natal.

Tipos de taxas de juros

Os tipos de taxas de juros são os simples, os compostos e os preferenciais.

Valor dos Juros

Na taxa de juros simples o acrescido um valor sobre o capital emprestado referente ao tempo que está sem pagar baseando-se em uma taxa fixa de cada mês. Por exemplo, ao adquirir um veículo através de um financiamento e atrasa uma mensalidade é cobrada o valor da prestação mais os encargos de juros referentes ao mês de atraso.

No caso das taxas de juros compostos, o indivíduo ao fazer a aquisição de um bem ou serviço está sujeito a pagar juros maiores, porque ao estabelecer uma negociação financeira deste gênero os valores acrescidos costumam variar e o valor da dívida financiada altera-se frequentemente.

Taxa de Juros de financiamentos

Esses modelos de utilização de tributações em valores financeiros estão sujeitos a uma análise de crédito que pode mudar após o fechamento de uma negociação ou financiamento.

Os juros preferenciais são destinados a pessoas que tenham uma posição mais vantajosa em análise de crédito como pensionistas do INSS, aposentados, funcionários públicos, entre outros. Essas taxas são destaque, por se enquadrarem entre as menores do mercado.

Taxas básicas ou Selic

Tipos de Taxas de Juros

È a taxa de juros de referência de um país, sempre antes de utilizar qualquer adesão a uma tributação para com algum produto, bem ou serviço baseia-se nela. No Brasil quem estabelece e regulamenta este tipo de juros é a Comitê de Política Monetária(COPOM). É considerada a taxa mais baixa presente em qualquer economia. E contrapartida, esta taxa é usada em intermediações internas bancarias com outras instituições financeiras, em relações de empréstimo de capital de um banco a outro.

Como são estabelecidas as taxas de juros?

As taxas de juros são valores acrescentados ao preço de um produto ou bens e serviços, este valor a ser acrescido depende da negociação e fidelização financeira de cada pessoa, podendo em alguns casos ser um juros menor e em outros casos ser maior. Lembrando que todo relacionamento financeiro englobam-se taxas é preciso estar atento aos juros abusivos, e conhecendo cada tipo de taxa de juro minimiza casos de inclusão de tributos acima do que se é estabelecido.

Valores dos juros Juros e sua taxas

Pesquisar
Artigos Relacionados