Tatuagem – Cuidados, Remoção e Tatuagem de Henna

Tatuagem

Tatuagem – Cuidados, Remoção e Tatuagem de Henna

A tatuagem é feita para fixar no corpo uma imagem com simbolismo pessoal. Muitas pessoas homenageiam entes queridos, marcam um momento especial ou escolhem a representação de uma imagem símbolo de si mesmas. Independente do motivo pelo qual se faz uma tatuagem, é importante observar alguns cuidados necessários para tê-la por mais tempo, ou mesmo, removê-la de uma vez por todas.

História da Tatuagem

Há mais de 3.500 anos, a tatuagem já existe como forma de expressão da personalidade ou de identificação de indivíduos de uma mesma comunidade. A prática de tatuar a pele é relatada em diversas culturas das mais variadas épocas e de todo o planeta.

Tipos de Tatuagem

Ela representa uma arte viva, atemporal e em movimento. Além disso, a pessoa que resolver fazer uma tatuagem o faz pelo intrigante fato de poder modificar o próprio corpo da forma como bem lhe convém, ou seja, com a tatuagem é possível integrar valores a partir da simbologia do desenho que serão carregados no corpo permanentemente e que a diferenciará de outras pessoas.

A tatuagem é a aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas e outros instrumentos. O navegador inglês James Cook, desbravador dos arquipélagos do oceano pacífico e índico, foi o primeiro na era moderna a registrar em seu diário a palavra tattoo, ou tattow, que remetia ao barulho realizados pelos instrumentos feitos de dentes de tubarão ou finos ossos juntamente com uma espécie de martelinho, usados para tatuar em certas tribos. Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens.

Como fazer uma Tatuagem

Durante muito tempo, a tatuagem esteve relacionada à clandestinidade, à vida boêmia e à marginalidade. Isso porque em muitas religiões e culturas, a prática é proibida ou desmotivada. No entanto, nas últimas décadas, a aceitação da tatuagem tem crescido bastante.

A escolha da tatuagem certa

Não há limites para a criatividade. As pessoas tatuam todo o tipo de imagens para caracterizar suas personalidades. A imagem pode representar você, um momento pelo qual tenha passado, uma pessoa especial, um modismo, uma ideologia, etc.

Tipos de Tatuagens

Há dois tipos de tatuagens mais comuns:

  • Permanente: Realizada pela aplicação de pigmentos por meio de um aparelho com agulhas descartáveis. Muitas vezes a aplicação pode causar dor, que varia de pessoa para pessoa e em relação ao lugar onde é aplicada. Apesar de ser considerada permanente, hoje já existem técnicas de remoção.
  • Provisória: Feita geralmente com a aplicação de hena sobre um desenho previamente esboçado. A tatuagem de hena, muito comum em diversas culturas asiáticas, dura cerca de 3 a 15 dias e sua aplicação não é dolorosa. Ela pode ser removida, em alguns casos, com álcool. Muitas pessoas preferem fazer a tatuagem de hena antes da tatuagem definitiva, para terem uma ideia vaga do desenho.

Cuidados

Tatuagem de henna

Antes de realizar uma tatuagem, analise se realmente é sua vontade fazê-la. Trata-se de um processo permanente. Apesar de atualmente ser possível a remoção feita com aplicação de lasers, ela é dolorosa, realizada em diversas etapas, muito mais cara do que a própria tatuagem e nem sempre sua remoção é completa.

Outra opção para “apagar” uma tatuagem que não tenha ficado satisfatória é realizar outro desenho por cima – apenas alguns tatuadores realizam esta técnica e em geral é mais cara. Dependendo da tatuagem original, nem sempre esta opção é possível.

Verifique também as condições do estúdio e a formação do especialista tatuador. O lugar deve seguir os padrões de higiene e ser certificado pela Anvisa. Certifique-se que o material é inteiramente descartável. Analise também outros trabalhos já realizados pelo tatuador.

Após realizado o trabalho em sua pele, realize todos os cuidados indicados pelo tatuador e mantenha o local limpo, utilizando spray antisséptico e pomadas (se estes forem indicados). Lave com cuidado o local com sabonete neutro. Não retire crostas ou pedaços de pele, pois pode infeccionar e remover partes do desenho. Evite também os alimentos gordurosos e derivados de frutos do mar, como comida japonesa. Estes alimentos podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Tatuagem no braco Tatuagem de desenhos

GD Star Rating
loading...
Tatuagem - Cuidados, Remoção e Tatuagem de Henna, Nota: 4.6 de 5 com 20 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados